Notícias
Inovação
30 de Março de 2022 Aquaculture Brasil
INVE aquaculture lança dieta de substituição de rotíferos

Os rotíferos são o primeiro alimento para a maioria das espécies de peixes marinhos atualmente cultivadas em todo o mundo. Embora muitos incubatórios tenham dominado a arte da cultura de rotíferos, continua sendo um parâmetro importante, mas variável, na obtenção de resultados previsíveis de criação de larvas em relação à qualidade e sobrevivência. Para neutralizar essa variabilidade, os incubatórios marinhos precisam inovar e padronizar sua operação para um nível mais alto.

A INVE tem a tradição de inovar e desenvolver novas tecnologias e produtos que simplifiquem e apoiem a industrialização da produção de piscicultura marinha para os níveis de alta qualidade desejados.

 

 

A linha de ração Natura pRo e ExL é um divisor de águas que permite que os incubatórios reduzam suas demandas de rotíferos em mais de 50%, melhorando as taxas de sobrevivência e a qualidade geral dos alevinos. Oferece aos incubatórios soluções inigualáveis ​​como:

  • A previsibilidade e a qualidade da produção de alevinos aumentarão

  • A flexibilidade do sistema de produção aumentará

  • Os custos e riscos de produção serão reduzidos

Natura pRo e ExL é o resultado do conhecimento único da INVE Aquaculture baseado em muitos anos de pesquisa que vão desde a seleção de ingredientes, técnicas de produção de ração até o desenvolvimento de protocolos de criação de larvas.

O desafio de introduzir ração seca desde os estágios iniciais na criação comercial de larvas de peixes marinhos

A introdução de ração seca desde o início da alimentação exógena em larvas de peixes marinhos sempre representou um grande gargalo devido a vários motivos:

  1. O sistema digestivo subdesenvolvido das larvas de peixes marinhos limita a digestibilidade de alimentos compostos com alta densidade de nutrientes.

  2. Desempenho em termos de sobrevivência e qualidade de alevinos.

  3. Mantendo os parâmetros de qualidade da água estáveis ​​com baixa troca de água

  4. Palatabilidade e assimilação da ração

  5. Complexo para implementar nas operações diárias de incubatórios comerciais

A INVE, no entanto, realiza com sucesso a visão de introduzir ração seca desde a primeira alimentação usando a combinação de Natura pRo e ExL. Essa combinação aborda os desafios acima por meio de uma abordagem multidisciplinar. Eles garantem não apenas alto nível de substituição de rotíferos, mas também simplicidade na aplicação do protocolo, permitindo que os incubatórios melhorem seu desempenho biológico e resultado econômico.

Natura pRo e ExL consistem em duas formulações que se complementam visando a substituição de rotíferos em pelo menos 50%. Além disso, estão suprindo as necessidades nutricionais e técnicas desde o início da alimentação exógena até o pós-desmame.

O Natura pRo <100 µm 100/250 µm

A formulação Natura pRo foi desenvolvida com atenção especial à seleção de ingredientes visando uma ótima assimilação e palatabilidade dos nutrientes, garantindo assim a atratividade da ração para as larvas desde o início da alimentação exógena. Nossa técnica de processamento de ração aplicada nesta formulação resulta em uma ração seca com uma distribuição de tamanho de partícula estreita, garantindo mais de 90% de sucesso de alimentação em 48 horas (com base nos dados do cliente) desde a primeira aplicação. Por último, mas não menos importante, esta aplicação tecnológica também garante uma excelente estabilidade da partícula de ração evitando a lixiviação de nutrientes. Além disso, manter a qualidade da água estável e o excelente comportamento na água, imitando os rotíferos, garante que as larvas dos peixes se alimentem eficientemente desde a abertura da boca.

Isso foi validado em vários ensaios de campo. A estratégia durante esta fase é reduzir a quantidade diária habitual de rotíferos em pelo menos 50%. Com nossa experiência, aprendemos que o uso da poderosa combinação de alguns rotíferos de alta qualidade com Natura pRo continuado por ExL resulta em diferentes realidades em escala comercial, mas confirma melhor sobrevivência e desempenho de qualidade quando comparado aos protocolos padrão de criação de larvas.

 

 

O Natura ExL 200/400 µm e 300/600 µm

Garantir resultados ótimos ao substituir um item crítico como rotíferos, sem comprometer a qualidade e o desempenho, implica que a nutrição nas etapas seguintes seja do mais alto padrão. A formulação ExL suporta altas taxas de sobrevivência mesmo durante o desmame. A formulação ExL foi meticulosamente formulada para aumentar a robustez dos alevinos, garantindo que as larvas sejam pelo menos tão robustas quanto as alimentadas com quantidades padrão de rotíferos.

Visão geral dos testes em escala comercial

Após anos de desenvolvimento de produtos e protocolos, alcançamos um resultado consistente, permitindo que os incubatórios avançassem para a próxima era da produção moderna de incubatórios de peixes marinhos. Os resultados a seguir são uma visão geral de vários ensaios de criação de douradas (S.aurata) em escala comercial na Europa. Esses ensaios comparam um protocolo padrão de criação de larvas (LFC) e a linha de alimentação Natura pRo e ExL e protocolo com mais de 50% de substituição de rotíferos.

As malformações são um dos maiores desafios enfrentados pelos incubatórios e têm sérias repercussões na produção e na receita. Suas causas são multifatoriais e vão desde a genética, técnicas de manejo da qualidade da água e, por último, mas não menos importante, a nutrição, que é a base para o desenvolvimento ideal de qualquer organismo vivo.

A avaliação científica tem mostrado uma tendência positiva na redução da ocorrência de anormalidades morfológicas. Natura pRo e ExL estão apoiando os produtores a alcançar melhores resultados por meio de nutrição de primeira qualidade.

 

As taxas de sobrevivência aumentaram constantemente nos últimos 20 anos. Com Natura pRo e ExL não se pode apenas manter taxas de sobrevivência tão altas.

Além disso, a aplicação correta dos protocolos pode garantir taxas ainda mais altas em comparação com a prática atual, mesmo sob condições exigentes.

 

De um modo geral, o desempenho de crescimento é pelo menos semelhante ou melhor no protocolo Natura pRo e ExL. Tendo em conta, é realizada uma substituição substancial das quantidades de rotíferos, destacando a qualidade dos alimentos em termos de digestibilidade e assimilação.

A robustez dos alevinos é um importante indicador de qualidade nas operações modernas de incubadoras de peixes, pois indica a condição dos alevinos e sua tolerância ao estresse. É amplamente aceito que a nutrição desempenha um papel importante na determinação da resposta ao estresse dos animais. Neste caso, Natura pRo e ExL proporcionam robustez de alevinos semelhante ou melhor (teste de estresse de salinidade), apesar de reduzir o consumo de rotíferos em mais de 50%.

 

Em suma, o consumo de rotíferos pode ser facilmente reduzido em mais de 50%. Isso é altamente notável, dado que o desempenho biológico é excelente. Esses resultados permitem que os incubatórios avancem para uma produção e industrialização mais eficientes e padronizadas.

Os  testes feitos pela INVE revelaram que uma substituição ainda maior é possível. Sob condição de teste comercial, o centro IARC da INVE na Itália desenvolveu protocolos que podem atingir até 80% de substituição de rotíferos sem comprometer a qualidade, sobrevivência e desempenho de crescimento dos alevinos.

 

 

A substituição de rotíferos em incubatórios comerciais é um processo. A INVE acredita que o principal objetivo é melhorar a qualidade dos alevinos e, simultaneamente, simplificar e padronizar a produção do incubatório. Essa filosofia está claramente impressa em nossa abordagem. Trabalhamos com vários incubatórios para desafiar a substituição de rotíferos sob várias condições comerciais. Os resultados comprovam vantagens em termos de produtividade e eficiência de produção quando comparados aos procedimentos padrão do incubatório. Fica claro que a implementação de um protocolo de substituição de rotíferos com Natura pRo & ExL é facilmente integrado aos protocolos padrão de criação de larvas facilitando as operações diárias no incubatório e permitindo sua industrialização.

 

 

Considerando os resultados, Natura pRo e ExL conseguiram reduzir o custo do item alimentar por milhão de alevinos em pelo menos 7% com base em modelos econômicos do mundo real. Na INVE acreditamos firmemente que é através da eficiência e inovação que a indústria alcançará melhor rentabilidade e previsibilidade.

A INVE Aquaculture, parte da Benchmark, é amplamente reconhecida como um parceiro que oferece soluções completas e ajustadas às condições locais. A substituição bem-sucedida de rotíferos pode ser alcançada facilmente e, com Natura pRo e ExL, fornecemos uma solução para personalização de protocolo para alcançar o impensável em seu incubatório.

Mais informações podem ser encontradas aqui

 

Autores: Steven Debono – Gerente de Portfólio de Produtos Nutrição de Peixes, Tania De Wolf – Engenheira de P&D e Jessica Teske – Pesquisadora de Aquicultura .

Este artigo foi publicado na revista Hatchery and Feed Management – ​​edição de dezembro de 2021

 

Fonte: INVE Aquaculture.

 

Veja também:

Conheça os sais sintéticos usados para preparação de água do mar artificial

ANA libera acesso para sistema de outorgas de aquicultura por tanques-rede à secretaria de aquicultura e pesca

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!