Notícias
Geral
17 de Fevereiro de 2022 Aquaculture Brasil
Startup escocesa pretende implementar bioeconomia na aquicultura para produção de surfactantes

A startup escocesa Eco Clean está realizando um projeto de pesquisa com especialistas da Universidade de St Andrews para desenvolver um novo processo que utiliza subprodutos da piscicultura para produzir surfactantes, de acordo com o Centro de Inovação em Biotecnologia Industrial (IBioIC). O IBioIC, um dos patrocinadores do projeto, forneceu apoio financeiro de seis dígitos para o projeto, que visa desenvolver uma alternativa mais sustentável aos surfactantes tradicionais derivados do petróleo.

 

 

A abordagem da Eco Clean usa resíduos do setor de aquicultura escocês para criar compostos químicos, com foco específico em óleos de peixe ricos em ácidos graxos. O processo de base biológica desenvolvido por pesquisadores da Universidade de St Andrews foi mais econômico, eficiente e ambientalmente amigável do que os métodos tradicionais de produção de surfactantes, disse o IBioIC. A próxima etapa do projeto é dimensionar a tecnologia e tornar o novo método replicável, fácil de implementar e capaz de produzir tensoativos em grande volume.

Esta próxima etapa em nossa pesquisa representa um passo crítico no processo de aumentar a produção de nosso surfactante sustentável”, disse o cofundador e diretor da Eco Clean, Mark Hamilton. “Já testamos a viabilidade em um estudo anterior e esperamos que, ao final deste projeto, estejamos mais próximos da comercialização em larga escala e vejamos o tensoativo usado em uma variedade de produtos industriais e domésticos selecionados.”

 

 

O projeto seguiu um estudo de viabilidade, que foi financiado conjuntamente pelo IBioIC e o Centro de Inovação em Aquicultura Sustentável (SAIC) em 2020, com a equipe garantindo financiamento para levar o conceito ao próximo estágio de expansão, disse o IBioIC.

 

Fonte: Agro link

 

Veja também: 

Todo dia é dia de pescado!

COP26 e a gestão de resíduos: vamos fazer parte da mudança?

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!