Notícias
Inovação
22 de Novembro de 2022 Aquaculture Brasil
Primeira vacina brasileira para prevenção e controle de Iridovírus na aquicultura chega ao mercado

Doença é um grande desafio sanitário e o imunizante, lançado pela MSD Saúde Animal, representa uma importante contribuição para o setor

Com alto índice de mortalidade, o Iridovírus deixa a tilapicultura em alerta pelos registros crescentes de casos e pelo seu alto impacto sanitário, uma vez que prejudica a produção e favorece a entrada de outras bactérias. A enfermidade causada por esse vírus também é conhecida pela sigla ISKNV, referente ao termo em inglês Infectious Spleen and Kidney Necrosis Virus, traduzido como necrose infecciosa do baço e do rim. Para combater a disseminação desse patógeno, são necessários rigorosos protocolos de vacinação e biosseguridade, e o setor agora ganha uma grande ajuda nesse desafio: a primeira vacina brasileira específica para a doença.

 

 

A AQUAVAC® Irido V, lançamento da MSD Saúde Animal, é uma vacina inativada contendo Iridovírus com adjuvante oleoso. Ela ajuda a reduzir a mortalidade por infecções causadas por esse patógeno. O agrônomo André Blanch, coordenador nacional de vendas de Aquicultura da MSD Saúde Animal, explica que, após a infecção pelo Iridovírus, os peixes podem manifestar sinais clínicos como letargia, baço aumentado (esplenomegalia), brânquias pálidas e coloração escurecida, além de permanecer no fundo do tanque. "Mas como essas manifestações clínicas são inespecíficas, a identificação de campo de um surto de ISKNV pode vir a ser tardia, dificultando o diagnóstico e, consequentemente, o controle do problema. Por isso, a prevenção é essencial e a nova vacina que trazemos ao mercado é uma grande contribuinte no combate efetivo dessa doença", pontua.

O Iridovírus pode afetar qualquer modelo de criação de tilápias, como tanques-rede, viveiros escavados ou sistema de recirculação. Porém, segundo André, o cultivo intensivo enfrenta desafios maiores em relação à doença. "O sistema intensivo de criação de peixes oferece vantagens, como a baixa conversão alimentar e os bons resultados de produtividade, porém, esse modelo exige uma maior preocupação com o manejo sanitário", diz o especialista.

 

 

Os prejuízos oriundos do patógeno reforçam a importância de agir preventivamente contra o ISKNV, e a vacinação é a forma mais eficaz. "As criações de tilápia devem se atentar aos riscos dessa doença, e é indispensável que sejam adotadas medidas preventivas. O vírus foi detectado pela primeira vez em um surto de 50-75% de mortalidade em alevinos nos Estados Unidos, no final de 2012, mas supõe-se que foi responsável por diversos outros surtos entre 1997 e 2000. No Brasil, embora não haja estudos completos, as perdas também têm sido extremamente impactantes, por isso é de suma importância termos disponível no mercado a AQUAVAC® Irido V", reforça o coordenador de Aquicultura da MSD Saúde Animal. 

Já disponível para venda, a nova vacina integra a plataforma de soluções em saúde e tecnologia da companhia, que reúne produtos pioneiros e inovadores para aquicultura, a fim de contribuir constantemente para a evolução dessa cadeia com soluções que unem ciência e tecnologia para promover sanidade, produtividade e bem-estar animal.

 

Sobre a MSD Saúde Animal  

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Fonte: A assessoria. 

 

Veja também:

DESINFETANTE ESPECÍFICO PARA AQUICULTURA É LANÇADO NO BRASIL

INOVAÇÕES COM FOCO EM PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE CONTRIBUEM PARA MANTER A PISCICULTURA EM CRESCIMENTO

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!