Notícias
Inovação
28 de Abril de 2022 Aquaculture Brasil
Sonda brasileira para aquicultura mostra novos sensores e funcionalidades na Agrishow

A Embrapa chega a 27ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) com soluções para diversas cadeias produtivas do agro brasileiro, entre elas, a piscicultura.

 

 

Os visitantes poderão ver demonstrações, ao vivo, de análises de carne por ressonância magnética nuclear (RMN), da qualidade da água de tanques de criação de peixes, e de solos, conhecer fertilizante de liberação controlada e biofertilizante, práticas agrícolas para criação de abelhas-sem-ferrão e bioinsumo para reduzir os efeitos da seca, entre outros resultados de pesquisas obtidos em laboratório e em campo.

As tecnologias serão apresentadas no período de 25 a 29 de abril, no estande localizado na E14a1 do mapa da feira, em Ribeirão Preto (SP), por três unidades de pesquisa: Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ).

A Embrapa Instrumentação leva para a Agrishow resultados consolidados de pesquisas desenvolvidas em parceria com startups, que fazem parte do seu ecossistema de inovação, e já com impactos positivos no mercado nacional e internacional.

 

 

Pelo menos, quatro das seis tecnologias que serão apresentadas contaram com a participação de agtechs, sediadas em São Carlos, cidade do interior paulista com forte vocação para o empreendedorismo.

A Sonda Multiparâmetros Aqua Probe é uma delas, fundamental na criação de peixes, a qualidade da água pode ser a causa do sucesso ou fracasso do negócio. Para ajudar os piscicultores, a Embrapa Instrumentação e a startup Acqua Nativa desenvolveram a Sonda Multiparâmetros Acqua Probe, capaz de aferir em tempo real e de forma remota – por meio de celular, tablet ou computador – as propriedades da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos.

Entre os 12 parâmetros que a tecnologia é capaz de monitorar estão níveis de pH, temperatura, oxigênio dissolvido, potencial de oxirredução, turbidez da água, além da clorofila-a e condutividade elétrica. “A sondaqua Probe ganhou também novos periféricos, entre os quais com estação meteorológica integrada para monitoramento do clima, além da qualidade da água”, explica Vieira, diretor comercial da Acqua Nativa.

Ele acrescenta que as novidades incluem ainda “um aplicativo com novas funcionalidades, mais segurança e informações de utilidade para a produção - gestão operacional, recursos de arraçoamento automáticos e reparação remota”.

 

 

Mais vendas e menos custo

Além do pH, temperatura, oxigênio concentrado (ou umidade), condutividade, clorofila- agora pode ser customizado 14 parâmetros simultâneos para monitoramento ao equipamento importado e com assistência técnica nacional”, avalia a pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Débora Pereira Milori.

Todas as características já superam as vendas da tecnologia, que já no primeiro de 2021 todas as vendas de 2020, de acordo com a startup as cooperativas de produção de peixes são as principais usuárias do sistema.

O projeto é de escalonamento rápido da tecnologia, após a validade cooperativas. Além da aquicultura, novos segmentos estão adotando uma sondagem: aquaponia, hidroponia, horticultura, agricultura precisão, estações de tratamento de água e educação, monitoramento ambiental e”, acrescenta Hugo Vieira.

O equipamento nacional, que custa um quarto do valor do importado, integra o Projeto BRS Acqua, liderado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), que está sendo executado com o objetivo de fortalecer e ampliar a aquicultura.

 

Onde achar:
Acquanativa monitoramento ambiental
Rua Eugênio de Andrade Égas
N° 324, Vila Brasília - São Carlos, SP
Fone: +55 16 3415-4247
Celular: +55 16 99749-7879
e-Mail: comercial@acquanativa.com.br
Ou acessando o site, clicando aqui.

 

Fonte: EMBRAPA 

 

Veja também:

Boas práticas de manejo e de biossegurança na carcinicultura para convivência com enfermidades

"Sistema verticalizado representa o futuro da piscicultura brasileira"

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!