Notícias
Cultivo de Camarões
21 de Fevereiro de 2022 Aquaculture Brasil
Boas práticas de manejo e de biossegurança na carcinicultura para convivência com enfermidades

A aquicultura é uma fonte nutritiva de alimentos que contribui para a segurança alimentar da população mundial. Essa modalidade supre, significativamente, a produção destinada ao consumo humano e, portanto, é um dos produtos alimentícios mais comercializados mundialmente. Dentre os setores da aquicultura, a carcinicultura, que consiste na criação de camarões em cativeiro, se destaca no suprimento de proteína animal. No Brasil, é a atividade que melhor representa a aquicultura marinha.

 

 

Embora nos últimos anos os produtores tenham melhorado seus volumes de produção, alguns entraves ainda são encontrados para o desenvolvimento contínuo da carcinicultura nacional. Um dos principais impasses são as enfermidades causadas por vírus e bactérias, que, há anos, vêm provocando prejuízos econômicos em todo o setor produtivo. O combate a essas doenças demanda um planejamento estratégico por parte dos produtores, que conte com protocolos de manejo eficientes para manter os índices de produtividade nas fazendas satisfatórios.

Desse modo, a obra Boas práticas de manejo e de biossegurança na carcinicultura para convivência com enfermidades da Série Documentos surgiu para suprir a necessidade de aprimorar e facilitar a transferência de tecnologias que contribuam para o diagnóstico de enfermidades durante o ciclo de cultivo e para promover os protocolos de saúde e bem-estar dos camarões (Litopenaeus vannamei) em cativeiro. De linguagem simples e objetiva, permite que o produtor encontre informações úteis para o planejamento e adoção de procedimentos básicos que contribuam para o êxito da produção. Dessa forma, as práticas relativamente simples melhorarão os aspectos sanitários dos cultivos e proporcionarão maior segurança à produção de camarões-marinhos, promovendo a sustentabilidade da carcinicultura.

 

 

As informações apresentadas neste documento foram compiladas pela equipe do projeto Ações Estruturantes e Inovação para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Aquicultura no Brasil (BRS Aqua) e reforçam o compromisso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em ofertar soluções e conhecimento para prevenção e controle de doenças em cadeias produtivas.

 

Clique no link e tenha acesso ao material. 

 

Texto: Danielle de Bem Luiz I Chefe-Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura

 

Veja também:

UFERSA aplica tecnologia com barriga de aluguel na reprodução de peixes

Conheça dois peies híbridos criados a partir do tambaqui da amazônia

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!