Notícias
Geral
19 de Novembro de 2021 Aquaculture Brasil
Acessibilidade na aquicultura: linhas de crédito para geração de energia solar

 

 

A caixa destaca quatro linhas de crédito para empresas, pessoas físicas e agronegócio voltadas para projetos que promovam a utilização de energias renováveis, redução de insumos, resíduos e descarregados de gases contra o efeito estufa.

MPE Ecoeficiência para pessoas jurídicas:

Para incentivar a adoção de práticas de ecoeficiência empresarial por meio do financiamento para aquisição de maquinários que promovam a eficiência energética e mais produção limpa, em linha de crédito já disponível para contratação.

Com o MPE Ecoeficiência, o efeito pode adquirir máquinas e equipamentos que reduzam a geração de resíduos e dissipação, aumento a eficiência no uso de materiaisprimas e insumos, em especial de água e energia.

São financiáveis ​​por esta modalidade de crédito e equipamentos novos com equipamentos específicos no processo produtivo da empresa, como por exemplo: sistema de minigeração de energia por fontes renováveis ​​ou sistema de eficiência energética; sistema de aquecimento solar de água; sistema de redução de desperdício, reciclagem ou tratamento de insumos ou recursos naturais; drivers de filtragem de gases ou partículas, entre outros.

Uma linha de crédito financeiro até 100% do valor do bem adquirido que resulte no processo produtivo mais limpo, limitado à capacidade de pagamento da empresa. O cliente tem até seis meses de carência e até 54 meses de amortização, totalizando o prazo de até 60 meses para liquidação do empréstimo.

 

 

A linha de crédito possui taxas de juros a partir de 1,09% + TR ao mês. Para segurança do investimento, é feita a alienação fiduciária dos bens financeiros próprios, que devem ser segurados com apólices com cobertura total de danos físicos.

Programa Sustentabilidade para o setor agro:

A linha de crédito ABC (Agricultura de Baixo Carbono) é composta por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação de gases de efeito estufa, e um com ações de adaptação às mudanças climáticas:

  1. Recuperação de pastagens degradadas;
  2. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);
  3. Sistema Plantio Direto (SPD);
  4. Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN);
  5. Florestas plantadas;
  6. Tratamento de dejetos animais;
  7. Adaptação às mudanças climáticas.

Os financiamentos de linha de crédito ABC contam com taxa de juros de 7% ao ano e prazo de até dez anos, com até cinco de carência, de acordo com o projeto apresentado.

O limite de financiamento é de até R $ 5 milhões por empreendimento.

Já o Inovagro tem por objetivo estimular e dinamizar a produção agropecuária por meio do financiamento de máquinas e equipamentos. O uso de novas tecnologias aumenta a produtividade e eficiência e reduz os impactos ambientais.

Os financiamentos do Inovagro (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária do Governo Federal) contam com taxa de juros de 7% ao ano e prazo de até dez anos, com até três de carência, de acordo com o projeto apresentado.

O valor máximo do financiamento é de até R $ 1,3 milhão por empreendimento, podendo ser contratado por pessoa física ou jurídica (grande, médio e pequeno produtor de agricultura familiar).

Fundo de investimento ESG:

A partir desta sexta-feira (05/11), os clientes CAIXA podem investir no mercado de ações e ainda contribuir para empresas socialmente responsáveis, que cuidam do meio ambiente e têm boas práticas de governança.

O produto será acessível a todos os clientes da CAIXA, haja vista a aplicação mínima de apenas R $ 1, promovendo assim a educação financeira e consciente socioambiental nos clientes do banco. Uma aplicação pode ser feita pelo Internet Banking, aplicativos CAIXA e Ações Online ou nas agências.

 

 

O fundo terá capacidade para gerenciar até R $ 3 bilhões em ativos globais ESG - ações de empresas brasileiras e estrangeiras via BDR reconhecidas por:

  • Cuidar do meio ambiente e que tenham projetos voltados à transição para economia de baixo carbono ou que zeram sua Pegada de CO2;
  • Praticar relações comerciais e de trabalho justas e com impacto social;
  • Apresentar rigorosos controles internos, transparência e ética nos negócios.

 

Fonte: Caixa notícia 

 

Veja também:

Atum à base de plantas é saudável?

Saiu a 23ª edição da Revista Aquaculture Brasil 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!