Notícias
Cultivo de Moluscos
17 de Novembro de 2021 Bianca Kesselring Vieira Machado
Oceano Fresco: pioneira em aquicultura de bivalves anuncia investimento de 6,1 milhões de euros

 

 

A Oceano Fresco dedica-se à aquacultura sustentável de bivalves de alta qualidade (ameijoas europeias), aplicando métodos científicos e uma abordagem inovadora na produção e um melhoramento sistemático da aquacultura de ameijoas.

Fundada em 2015 por Bernardo Ferreira de Carvalho, o seu Conselho de Administradores conta com 5 pessoas, com experiência em piscicultura, gestão de negócios, incluindo a criação e crescimento de startups. Tem uma equipa operacional de 18 pessoas, responsável pela investigação e desenvolvimento, produção e suprimento e assuntos administrativos e financeiros. Finalmente, tem ainda um Conselho Consultivo de 2 pessoas, ambos especialistas em crescimento de bivalves e peixe.

A empresa, sediada na Nazaré, anunciou a conclusão da sua série B de investimento, com uma verba de 6,1 milhões de euros, “uma das maiores até hoje no setor”, na ronda coliderada pelo fundo holandês de aquicultura sustentável Aqua-Spark, e pela Semapa NEXT, o ‘braço’ de capital de risco do Grupo Semapa.

A Oceano Fresco, S.A., se apresenta como líder no setor das amêijoas, através da utilização de ferramentas avançadas e de uma abordagem de melhoramento contínuo das espécies baseada na ciência, havia já sido contemplada em rondas de investimento anteriores, lideradas pela BlueCrow Capital, e que permitiram à empresa a construção um centro biomarinho (incluindo maternidade) na Nazaré, no distrito de Leiria, e a criação do primeiro viveiro de amêijoas, em mar aberto, ao largo do Algarve.

 

 

"Com este investimento, a empresa prepara-se para entrar numa nova fase, com o lançamento em larga escala das suas operações comerciais, começando com variedades de espécies ‘premium’ de amêijoas nativas da Europa", divulgou a empresa em comunicado.

A quantidade de amêijoa comercializada “irá aumentar anualmente através do esforço de melhoria contínua da atividade comercial e de cultivo”, disse à agência Lusa o fundador e presidente executivo (CEO) da Oceano Fresco, Bernardo Ferreira de Carvalho, concretizando que a empresa irá começar em 2022 com cerca de 250 toneladas, subindo para 5.000 toneladas a meio da década, com uma ambição de atingir 24.000 toneladas em 2030.

Tanto mais que, acrescentou, “existe uma grande escassez de oferta de amêijoas no mercado, especialmente as espécies nativas como a amêijoa boa e amêijoa macha”, estando a Oceano Fresco a “planear aumentos graduais de produção para responder a esta escassez”.

De acordo com o mesmo responsável, o investimento de 6,1 milhões de euros será parcialmente usado para financiar a construção da primeira infraestrutura de armazenamento e embalamento, com capacidade para armazenar 60 toneladas e que servirá para garantir um fornecimento fiável ao longo do ano.

 

O objetivo da empresa é garantir aos clientes que conseguirá entregar as quantidades, calibres e espécies nos dias e horas acordados, por forma a que estes deixem de se preocupar com a fiabilidade do fornecimento de amêijoas porque passam a ter um fornecedor fiável. "A expansão da empresa começará por focar-se em Espanha e Portugal, visando o estabelecimento de um negócio à escala global, em que se seguirão, na Europa, países como a Itália e, “num plano secundário, França, Bélgica e Holanda, seguidos de outros países”, explicou o CEO, convicto de que, além deste continente, há uma oportunidade a explorar no sudeste asiático e outras regiões do Mundo.

 

Fonte: Agro Portal

 

Veja também:

Reflexoa da pandamia da covid-19 no setor pesqueiro de Santa Catarina

Entenda porque a piscicultura vem ganhando força no Estado de Tocantins 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!