Notícias
Cultivo de Peixes
16 de Junho de 2021 Aquaculture Brasil
Avanço da piscicultura em Minas Gerais sofre com alta burocracia e tributação

Apesar do grande potencial, a piscicultura em Minas Gerais ainda é pouco explorada. Mesmo com grande oferta de recursos hídricos e um mercado promissor, a produção enfrenta diversos gargalos, sendo o principal a legislação ambiental do Estado, que dificulta e até mesmo inviabiliza o crescimento da produção.

Um dos principais polos de cultivo de tilápia em tanque-rede do País está em Morada Nova de Minas, na região Central do Estado. Mesmo com todas as dificuldades, produtores seguem investindo e aumentando a produção, que hoje é a grande responsável pela geração de empregos e renda na região.

De acordo com um dos principais piscicultores de Morada de Minas, Ailton Medeiros Batista, a piscicultura tornou-se uma das atividades mais importantes da região e carro-chefe no município em relação à geração de empregos e renda. Hoje com a atividade são gerados mais de 1.500 empregos diretos e indiretos. O município é o maior produtor do Estado de Minas Gerais.

No entanto a legislação ambiental e a alta tributação são fatores que deixam o avanço da produção caminhar a passos lentos. A carga tributária da ração é uma das maiores do país, chegando a 18%.

Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR destaca que para a produção de tilápias em Minas Gerais crescer conforme o potencial do Estado, é necessário que o produtor tenha segurança jurídica, o que no momento é o maior desafio. 

O fator de risco em Minas é a segurança jurídica ambiental. O Estado tem o pior procedimento ambiental do Brasil. Não é por falta de esforços. Quando damos um passo para frente, o Estado anda dez para trás. É inexplicável. O Estado tem o maior potencial de produção em tanques-rede, mas tem uma legislação que impede o empreendedorismo.”

Fonte: Diário do Comércio

Veja também:

Importância do melhoramento genético na cadeia produtiva da tilapicultura: economizar nos alevinos é uma boa decisão?

MSD Saúde animal - o maior portfólio de vacinas para a piscicultura

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!