Notícias
Cultivo de Camarões
31 de Maio de 2021 Jéssica Brol
Inteligência artificial na produção de camarões

A empresa canadense, XpertSea, especialista em inteligência artifical, lançou um aplicativo que promete melhorar os manejos em aquicultura por meio de alta tecnologia.

De acordo com a empresa, os algoritmos para a criação da modelagem do aplicativo com IA (Inteligência Artificial) começaram a ser programados em 2016. O aplicativo é específico para a produção de camarão marinho Litopenaeus vannamei, já que a modelagem por trás do aplicativo foi construída em torno de um conjunto de dados de referências múltiplas e precisas de imagens de camarões desta espécie.

O aplicativo permite através de uma imagem, gerar dados de tamanho, peso, monitorar e otimizar os regimes de alimentação. O aplicativo permite também conectar o produtor a uma rede de compradores.

No momento do download do aplicativo, são inseridos os dados básicos da empresa para identificar a gestão a ser realizada, além de indicar se o usuário é produtor ou comparador.

Posteriormente, esta informação é recolhida pela equipa técnica do XpertSea, que entrará em contato com o utilizador para efetuar uma visita e treiná-lo na utilização do sistema.

Nessa visita é entregue uma bandeja tecnológica feita com materiais que não prejudicam a saúde do animal e é feita uma demonstração do uso correto do aplicativo de inteligência artificial.

Em seguida, o usuário prossegue apontando o celular sobre a bandeja já com os camarões e tirando uma foto para o sistema projetar as informações.

De acordo com Valerie Robitaille, cofundadora e CEO da XpertSea, o desejo da empresa era criar uma ferramenta portátil e de fácil acesso que tornasse a coleta de dados rápida, fácil e confiável. “Com nosso aplicativo móvel os produtores de camarão, tanto o pequeno quanto o grande produtor, podem usar seus telefones para monitorar o crescimento do viveiro e tomar as melhores decisões”.

Por enquanto a atuação da empresa de Inteligência artificial na produção de camarões, XpertSea, está somente no Equador.

Veja também:

Nanoplastic - criando produtos e soluções para atender a sua necessidade

Coluna Recirculating Aquaculture Systems: Troca de água em RAS 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!