Colunas
Recirculating Aquaculture Systems
03 de Agosto de 2020 Marcelo Shei
Trocas de água em RAS

A principal característica de um sistema de Aquicultura em Recirculação (RAS) está na reciclagem do efluente dos tanques de cultivo, resultando na diminuição da demanda de água nova. Apesar de remeter a ideia de que toda a água é reciclada, um RAS é idealizado para diminuir a necessidade de trocas, mas não a sua ausência.

Independentemente do motivo pelo qual decidimos reciclar a água, trocas parciais são necessárias para remover principalmente o nitrato e outros contaminantes que tendem a se acumular na água. De forma geral, quanto menor for a entrada de água nova, mais complexo (e mais caro) será o sistema de tratamento.

 

 

A quantidade de água que é renovada é definida pelo grau de reuso (R), estabelecendo a quantidade de água reciclada e adicionada ao sistema. A estratégia da troca de água pode ser realizada de formas variadas, baseada em trocas de bateladas ou de fluxo contínuo.

Assim, a porcentagem de troca de água é relacionada ao total do fluxo do sistema em um período de tempo ou pelo total de água trocada em relação do volume do sistema.

Com o R podemos definir a porcentagem de água nova (Qn) em relação ao volume total (Qt) entrando no sistema. Assim podemos definir R da seguinte forma:

R = [1 − (Qn /Qt)] * 100

Assim, se tivermos um fluxo de entrada de 120 L/min em um sistema de 1000 L/min, o R será definido dessa forma:

R = [1 − (120/1000)] * 100
R = 88%

A performance de um sistema não é baseada so mente no grau de reciclagem de água, uma vez que existem variações baseadas na demanda da espécie, densidade de estocagem e regime de alimentação. Para a definição da performance, o mais adequado seria o fluxo de troca de água em relação a densidade de estocagem (volume utilizado por kg de animais), ou a quantidade de ração adicionada ao sistema (volume por kg de ração).

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Patrocínio do colunista Marcelo Shei
Colunista
Capa do colunista Marcelo Shei
Marcelo Shei

Marcelo Shei é Biólogo Marinho, Doutor em Aquicultura pela FURG. Fundador da Altamar Equipamentos Aquáticos, empresa que atua na distribuição e desenvolvimento de equipamentos para bombeamento, filtração, desinfecção de água para Aquicultura. Em campo, possui experiência em larvicultura de organismos aquáticos, principalmente peixes marinhos, organismos-alimento e espécies ornamentais.

Categorias
Charges
Capa Aeradores Possuídos
Aeradores Possuídos
Charge Edição nº 11 Publicado em 01/04/2018
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!