Notícias
Cultivo de Camarões
23 de Maio de 2021 Jéssica Brol
A revolução dos tanques circulares na carcinicultura do Vietnã

O Vietnã, um dos maiores produtores mundiais de camarão marinho, passou por surtos de doenças associadas a constante redução na qualidade de água dos viveiros tradicionais. Como medida de biossegurança, muitas fazendas adotaram o uso de viveiros menores, forrados com geomembrana e tecnologia de bioflocos. Apesar de melhores rendimentos, nem todas as fazendas obtiveram sucesso sobre a doença.

Por outro lado, outra medida para tentar minimizar as perdas foi a adoção de tanques circulares. De acordo com artigo publicado na Revista 101 da ABCC (set/2020) por David Kawahigashi, a “revolução do tanque circular” começou há aproximadamente três anos no Vietnã. Tanques circulares já são usados em todo o mundo para sistema de berçários, mas para a engorda isso parecia algo inviável.

Mediante erros e acertos e melhorando as técnicas construtivas, o cultivo de camarão em grandes tanques elevados com escoamentos centrais parece finalmente ter dado certo no Vietnã. De acordo com Kawahigashi, além da vantagem da fácil manutenção com relação a remoção dos resíduos do fundo do tanque através de uma maior eficiência hidrodinâmica, é a opção de proteção solar através de toldos que cobrem a área de cultivo, aumentando a biossegurança.

Muitos produtores vietnamitas com tanques circulares operam um ciclo de crescimento em três fases. Além disso, de acordo com o autor, embora as fazendas que operam com tanques circulares sejam em sua maioria de pequeno a médio porte, há uma grande empresa, Corporação “Minh Phu Seafood”, que desenvolveu seu próprio modelo de 'fazenda corporativa'. A “Minh Phu” é uma empresa integrada verticalmente, especializada em criação, processamento e exportação de camarão.

O projeto da empresa “Minh Phu” foi denominado de modelo de 'Tecnologia 2-3-4', o qual consiste em uma produção modular que abrange 8 hectares de 20 tanques de engorda circulares (32 m de diâmetro) e 10 tanques de berçário menores (16 m de diâmetro). A área de cultivo de camarão é dividida em duas fases separadas de crescimento, uma fase de berçário de 25 dias e uma fase de engorda de 90-115 dias. Os tanques circulares de produção utilizam 60% da superfície total do módulo e os reservatórios de sedimentação e tratamento de água ocupam os 40% restantes.

Clique aqui para leitura completa do artigo.

Veja também: 

Prilabsa: solução integral para o desenvolvimento da indústria da aquicultura

A utilização de berçários e raceways em fazendas de camarão marinho Litopenaeus vannamei no Brasil: critérios para povoamento e engorda

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!