Notícias
Cultivo de Peixes
16 de Maio de 2021 Jéssica Brol
Cuidados com a produção de peixes durante o inverno

Em algumas regiões do País, em especial sul e sudeste, a chegada do outono já traz uma queda na temperatura. Esse é um período crítico que requer muita atenção por parte dos piscicultores, uma vez que a temperatura da água fica abaixo do ideal para as principais espécies cultivadas nessas regiões, como a tilápia, pacu e carpas, que é entre 25°C e 30°C.

Isso porque, os peixes são animais ectotérmicos, ou seja, não tem capacidade de manter a sua temperatura corporal que vai variar de acordo com a temperatura da água que se encontram. Assim, quando a temperatura fica abaixo da faixa de conforto da espécie, os peixes diminuem o metabolismo, se alimentam menos e tem uma menor atividade.

Dessa forma, a primeira coisa que o produtor deve estar atento é a quantidade de ração fornecida aos peixes, que vai ser muito diferente da quantidade fornecida no verão.

Ocorre que no verão a temperatura da água fica próximo da faixa ideal para o desempenho destas espécies e a capacidade alimentar é maior. Menos energia é usada pelos peixes para se adaptarem ao meio e manter as suas atividades vitais e mais energia é gasta para o crescimento. Já no inverno esse cenário se inverte. Com uma condição desfavorável, menor é o consumo de ração, portanto menor deve ser a quantidade de ração ofertada.

Em casos mais extremos, quando a temperatura está abaixo dos 20°C muitas vezes os peixes nem buscam o alimento. E a ração que sobra além de ser um desperdício oneroso ao produtor, vai ocasionar uma piora na qualidade da água. 

 

A baixa temperatura também pode prejudicar a imunidade dos peixes e as chances de estes serem acometidos por alguma doença é maior. Assim, além do estresse térmico é importante evitar o estresse causado por outros fatores. Dessa forma, além de monitorar a temperatura da água, é importante monitorar o maior número de parâmetros possíveis (amônia, nitrito, pH...), manter a água sempre com um bom nível de oxigênio, evitar realizar manejos e tomar todos os cuidados necessários para deixar a água em uma condição ideal para o cultivo.

O uso de linhagens de peixes mais adaptadas a condição de baixa temperatura é outro fator importante. Linhagens mais adaptadas podem ser mais resistentes e ter melhor desempenho nesse período. Contudo, mesmo com uma linhagem ideal é importante não se descuidar com a ração e optar sempre por uma ração de qualidade, balanceada e de preferência, planejada para o período de inverno.

Nesse artigo, publicado na Aquaculture reports por pesquisadores da UFSC é possível encontrar mais informações sobre a nutrição de tilápia no inverno. Outro ponto importante é se planejar com o povoamento, o ideal é que na entrada do inverno os animais já estejam na fase de juvenil, mais resistente do que os animais menores.

Assim, redobre os cuidados com a produção de peixes durante o inverno e bom cultivo!

Veja também:

O valor dos carboidratos na nutrição aquícola

Supra - a nutrição ideal para a sua produção

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!