Conteúdos
Espaço Empresa
03 de Agosto de 2021 Aquaculture Brasil
Nova pesquisa em manejo microbiano revela potencial para melhorias na eficiência de cultivo

O desenvolvimento de estratégias efetivas de manejo microbiano para reduzir os surtos de doenças na aquicultura geralmente é dificultado pelo conhecimento limitado da microbiologia nos cultivos de peixes e camarões. Uma nova pesquisa publicada* pelo Centro de Ecologia e Tecnologia Microbiana (CMET, Universidade de Ghent, Bélgica) em colaboração com a Inve Aquaculture, a área de negócios de Nutrição Avançada do Grupo Benchmark (BAN), revela oportunidades de impulsionar as eficiências do cultivo por meio de um entendimento abrangente do seu microbioma. 

 “Na aquicultura, a presença de bactéria na água de cultivo influencia os ciclos de nutrientes, a degradação de resíduos metabólicos, a digestão e a saúde dos animais. Então, fazer o manejo desses microorganismos é uma ferramenta importante no direcionamento da saúde geral do sistema,” diz Peter De Schryver, Líder do Grupo de Saúde e Meio Ambiente na Inve Aquaculture e coautor da publicação.

Uma comunidade microbiana de bom desempenho na água é vital, bem como a necessidade de se evitar que o microbioma fique subitamente perturbado (um processo chamado “disbiose”). Avaliar precisamente as bactérias permite que as empresas comecem a rastrear as mudanças e relacioná-las ao estado de saúde dos seus animais. No futuro, isso pode permitir também que os produtores prevejam quando a saúde dos animais pode ser comprometida. 

Avaliar precisamente as bactérias permite que as empresas comecem a rastrear as mudanças e relacioná-las ao estado de saúde dos seus animais.

 

 

Tecnologia pioneira 

Os pesquisadores focaram-se na água de cultivo do camarão branco do Pacífico (L. vannamei). Eles avaliaram a composição e dinâmica do microbioma usando uma combinação de métodos moleculares estabelecidos e novos de análise de citometria de fluxo, que permitem medir e quantificar todas as bactérias, também algas e, às vezes, até vírus, tendo esse diferencial em relação à diagnósticos convencionais que se focam em um único organismo e em um único momento.

A autora principal, Jasmine Heyse, da Universidade de Ghent, comenta: “Rastreamos as contribuições de microrganismos vindos de fontes externas, incluindo produtos vivos ou alimentos secos, à água de cultivo. É a primeira vez que essas contribuições são quantificadas.” 

 

Melhorando a eficiência e eficácia dos produtos

Ruben Props, também da Universidade Ghent: “A aplicação desta nova metodologia de citometria de fluxo significa que podemos avaliar com precisão as mudanças em microbiomas que estão relacionados ao uso de produtos. Acredito que isso abra novas oportunidades para fornecedores de produtos como a INVE (Nutrição Avançada da Benchmark), mas também produtores de peixe e camarão, para saber se os produtos que estão usando estão tendo os efeitos desejados.

Por meio da pesquisa acadêmica da CMET, mas também pela nossa iminente empresa desmembrada KYTOS, estamos continuamente criando amplos conjuntos de dados que nos permitirão localizar os marcadores microbiológicos para determinar a sobrevivência e saúde dos animais. Esse será um passo de mudança no manejo do cultivo,” acrescenta Ruben. 

 

Impulsionando a Sustentabilidade na Aquicultura

A INVE Aquaculture tem proporcionado o crescimento em aquicultura por mais de 35 anos. O crescimento saudável de peixes e camarões, o crescimento dos negócios locais dos nossos clientes, e o crescimento da aquicultura global. A INVE representa a área de negócios de Nutrição Avançada da Benchmark.

A Benchmark combina biologia e tecnologia para desenvolver produtos inovadores que melhoram o rendimento, a qualidade e a saúde dos animais, e o bem-estar dos nossos clientes. Fazemos isso ao melhorar a composição genética, a saúde e a nutrição de seus animais — desde a reprodução e incubação até os viveiros e engorda.

A Benchmark tem um amplo portfólio de produtos, incluindo ovas de salmão, alimento vivo (artêmia), dietas e probióticos, e tratamentos contra piolhos marinhos. Juntos, o grupo oferece as soluções mais completas em genética, nutrição e ambiente no mercado.

 

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

Website: www.inveaquaculture.com
WhatsApp: (85) 99922 - 5116
Instagram: @inveaquaculture
Facebook: /INVEaquaculture

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!