Colunas
Green Technologies
26 de Setembro de 2022 Maurício Emerenciano
III Workshop Sul-Brasileiro de Bioflocos: massa critica de um continente!

 

 

 

Que evento! Nos dias 13 a 15 de junho deste ano foi realizado em Laguna-SC o ‘III Workshop Sul-Brasileiro de Bioflocos’. Depois da UFSC e FURG, agora foi a vez da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na terra de Anita Garibaldi, sediar este workshop dedicado aos avanços da tecnologia BFT. No total, mais de 100 participantes de diferentes instituições do sul do Brasil e de outras regiões prestigiaram o evento, que contou com palestras que abordaram temas relacionados ao manejo, nutrição e microbiologia aplicada para camarões marinhos, tilápias e peixes nativos cultivados em bioflocos.

Incrível ver como esta tecnologia já está sendo aplicada com sucesso no berçário de tilápias em escala piloto comercial, em espécies como pacu e lambaris, além de sistemas multitróficos integrados com diferentes espécies de peixes e plantas. Tive o prazer de apresentar um pouco dos avanços e o futuro 4.0 na Ásia. Temas como projetos e layouts, aditivos alimentares e fermentados também foram abordados.

 

 

 

 

Indústria e produtores também estiveram presentes relatando e compartilhando suas experiências, gargalos e necessidades de pesquisa. Mesas-redondas debateram os avanços científicos, tecnológicos e o que falta para essa tecnologia decolar no país (Figura 1). A falta de planejamento e investimentos em mão-de-obra especializada, além de uma nutrição e genética mais customizada foram outros pontos debatidos e levantados como gargalos para um melhor desempenho do sistema.

 

No terceiro e último dia, os participantes realizaram visitas técnicas guiadas a duas fazendas de carcinicultura da região, sendo que uma delas opera 100% em BFT (Figura 2). O ponto alto do evento foi o alto grau de interação entre os participantes, sejam nas palestras, mesas-redondas ou happy-hour; e também a quantidade de informação de altíssima qualidade gerada e compartilhada pelas instituições. Eu não tenho dúvidas que a experiência acumulada em BFT e a massa crítica que temos atualmente na região sul é muito maior que em muitos continentes (Europa, por exemplo).

 

Ao longo dos anos, as capacitações e os resultados de P&D gerados pelas instituições vem sendo aplicados direta ou indiretamente no setor produtivo. Para mim e outros envolvidos no setor, a história das pesquisas do BFT no Brasil é sem sombra de dúvidas um case de sucesso, onde a academia e os recursos humanos formados impactam e continuam impactando positivamente na indústria aquícola nacional. O caminho ainda é longo e muitos obstáculos por superar. Doenças, custos de produção, e uma maior previsibilidade nos cultivos são apenas alguns exemplos. Que continuem as pesquisas, parcerias com a iniciativa privada e que venham mais eventos como este!

Até breve!

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

 

Anterior
Próxima
Patrocínio do colunista Maurício Emerenciano
Colunista
Capa do colunista Maurício Emerenciano
Maurício Emerenciano

Maurício Emerenciano é graduado em Zootecnia (UEM), mestre em aquicultura (FURG) e doutor em Ciências pela UNAM (México). Em 2014 foi ganhador da Medalha Alfonso Caso (menção honrosa designada às melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNAM/México). Atua na aquicultura desde 2002 e como pesquisador já realizou cooperação científica em diversos centros de pesquisa como Waddell Mariculture Center (EUA), CSIRO (Austrália) e IFREMER (França). Foi consultor científico em aquicultura para o governo do Chile, do México e Polinésia Francesa (Pôle d’Inovación de Tahiti). Membro do Biofloc Technology Steering Committee (AES), voltado a ações científicas e tecnológicas referentes ao sistema BFT. Possui capítulo de livro referência mundial da tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - The practical guide 3rd edition). Já proferiu mais de 20 cursos e diversas palestras sobre tecnologias “mais verdes” de produção para produtores, indústria e academia no México, Brasil, Chile e Colômbia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus Laguna/SC, onde coordena projetos de pesquisa vinculados ao setor público e privado.

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!