Colunas
Piscicultura Marinha
07 de Dezembro de 2021 Ronaldo O. Cavalli
Lançamento editorial: “A aquicultura do beijupirá (Rachycentron canadum) no Brasil”

 

 

Nas últimas décadas, a aquicultura, e em especial a piscicultura marinha, tem experimentado um rápido crescimento em várias regiões do mundo. No Brasil, embora tenha-se conhecimento sobre a criação de peixes marinhos na região Nordeste desde o século XVII, a atividade ainda não contribui significativamente com a produção de pescado. Durante muitos anos, os esforços de pesquisa e desenvolvimento em piscicultura marinha no Brasil foram tímidos, baseados quase que unicamente em iniciativas de alguns poucos grupos de pesquisa e, na maioria dos casos, sem a desejada multidisciplinaridade e/ou interação institucional. Apesar dos significativos avanços no conhecimento sobre algumas espécies de interesse econômico (tainha Mugil sp., robalo-peva Centropomus parallelus e linguado Paralichthys orbignyanus), nenhuma delas chegou a ser produzida comercialmente. A partir dos anos 2000, com o sucesso na criação do beijupirá (Rachycentron canadum) na Ásia, alguns produtores nacionais passaram a considerar a produção dessa espécie nativa do litoral brasileiro, inclusive com algumas iniciativas de produção nas regiões Nordeste e Sudeste.

A despeito do enorme potencial da aquicultura do beijupirá no Brasil, até recentemente os estudos científicos sobre a biologia e criação dessa espécie eram praticamente inexistentes no nosso país. Cientes dessa realidade, a partir de 2007 uma série de reuniões entre profissionais de diferentes instituições brasileiras foi realizada, o que acabou levando à criação da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Piscicultura Marinha - REPIMAR. Esta rede foi formada com o propósito de apoiar o desenvolvimento sustentável da piscicultura marinha, inicialmente com o foco na adaptação e aprimoramento dos sistemas de produção do beijupirá. Em um primeiro momento, a REPIMAR esteve composta por pesquisadores da UFRPE, UFPE, UFRB, USP, FIPERJ, UFLA, UFSC, FURG, Instituto de Pesca/SP e EMBRAPA. Posteriormente, colegas da UFPI, UFAL, UFMT, UFPR, UFT, UNIR, IFPB, Redemar Alevinos e CSIRO (Austrália) também passaram a colaborar. No desenvolvimento de suas atividades, a REPIMAR contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do então Ministério da Aquicultura e Pesca (MPA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, do Fundo Setorial do Agronegócio – CT/Agronegócio e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

 

 

 

 

Como parte deste esforço coordenado de pesquisa e desenvolvimento, o livro “A aquicultura do beijupirá (Rachycentron canadum) no Brasil” acaba de ser lançado pela Editora da FURG. Organizado e editado pelo Prof. Ronaldo O. Cavalli (FURG, RS) e com a participação de 54 autores de 16 instituições, o livro apresenta os principais resultados científicos e tecnológicos, além das experiências adquiridas, sobre os mais diferentes aspectos da cadeia de produção do beijupirá no Brasil. Na concepção do livro optou-se por não se limitar unicamente aos resultados obtidos no âmbito da REPIMAR, mas também incorporar os estudos realizados por outros colegas paralelamente às ações da rede. Em seus 19 capítulos e 296 páginas, o livro apresenta noções básicas de biologia, o estado da pesca e das tecnologias e sistemas de produção mais utilizados na criação desta espécie no país para familiarizar o leitor a tais temas. Também são abordadas questões fundamentais para a sustentabilidade da piscicultura marinha, tais como produção de formas jovens, nutrição e alimentação, impactos ambientais, viabilidade econômica, variabilidade genética, sanidade, tecnologias de abate, aproveitamento de subprodutos, rastreabilidade, desenvolvimento de embalagens e mercado.

Os autores fazem parte de um seleto grupo de profissionais que, nos últimos anos, estudaram, pesquisaram e ensinaram piscicultura marinha sob os seus mais diferentes ângulos e possibilidades. Em comum e em conjunto, eles têm a noção das muitas oportunidades que a atividade pode oferecer à sociedade, assim como os principais gargalos a serem transpostos. Embora destinado prioritariamente a estudantes de graduação em Engenharia de Pesca, Oceanografia, Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e outras áreas de formação, além de pós-graduandos em aquicultura e áreas afins, a expectativa é de que o livro também atinja os demais interessados em piscicultura marinha, em especial a comunidade empresarial e demais formadores de opinião. Espera-se, portanto, que o livro contribua para a melhoria da formação de recursos humanos nesta área do conhecimento, além de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas de piscicultura marinha no Brasil.

Embora o livro seja totalmente dedicado ao beijupirá, vale ressaltar que grande parte dos problemas e dificuldades aqui apresentadas e discutidas também serão observadas nas tentativas de aquicultura de outras espécies de peixes marinhos no Brasil. Finalmente, é imperativo observar que não se trata de uma obra definitiva, mas um passo no sentido de disponibilizar, em um só volume e em português, os fundamentos sobre a aquicultura de uma espécie de interesse econômico e nativa do litoral brasileiro.

O livro pode ser adquirido pelo e-mail da Editora da FURG (editora@furg.br) pelo valor de R$ 90,00.

 

 

 

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

Anterior
Próxima

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!