Notícias
Cultivo de Peixes
11 de Fevereiro de 2021 Aquaculture Brasil
Focos de ISKNV em produção de tilápia de três estados brasileiros

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) foi informada pelo Serviço de Vigilância Oficial (SVO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sobre a ocorrência de seis casos de necrose infecciosa do baço e rim (Infecous Spleen and Kidney Necrosis Virus: ISKNV), em propriedades de tilápia em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

A doença nunca foi registrada no Brasil anteriormente. A Peixe BR ressalta que não há impacto ao consumidor ou restrições sobre o consumo de peixes.

O Vírus de Necrose Infecciosa do Baço e Rins (ISKNV) pode afetar mais de 50 espécies de peixes. Sua presença é conhecida na China, Japão, África e Sudeste Asiático.

Peixes do tamanho de mercado são suscetíveis, mas a doença é mais grave em peixes em fase inicial de produção.

O ISKNV é uma enfermidade emergente e não é de notificação obrigatória. Mesmo assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reportou os casos à OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) que, no dia 04/02/2021, publicou a conclusão de laudo oficial do laboratório de referência do ISKNV no Japão.

O Comitê de Sanidade da Peixe BR está recomendando às empresas produtoras de tilápia seguir as orientações do MAPA. O Ministério determinou uma série de medidas sanitárias e de informação para evitar novas ocorrências.

As medidas oficiais envolvem distribuição de materiais técnicos e informativos e realização de eventos para orientação dos produtores sobre manejo sanitário e programas de biosseguridade para controlar o vírus. Tais recomendações incluem aquisição de formas jovens de peixes de fontes confiáveis, atenção especial à limpeza e desinfecção das propriedades, além da destinação de peixes para abate em abatedouros com inspeção sanitária oficial.

Como medida adicional, a Peixe BR também recomenda aos produtores cadastrar suas empresas nas secretarias estaduais de agricultura para eventual necessidade de rastreabilidade sanitária.

Fonte: Comunicado Peixe BR

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!