Notícias
Processamento
03 de Fevereiro de 2021 Jéssica Brol
Brasil terá tilápia enlatada a partir do ano que vem

A tilápia é o peixe mais cultivado no País, assim, é comum encontrar nos supermercados e peixarias do Brasil o filé de tilápia ou então a tilápia em posta. A partir do ano que vem tudo indica que teremos mais uma opção, a tilápia enlatada.   

Mato Grosso do Sul é o pioneiro e contará com a primeira indústria frigorífica que irá produzir tilápia enlatada no Brasil. O empreendimento é da Frescomares, indústria de processamento de pescado que já atua em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte. 

O empreendimento será construído em uma área de 73 hectares no município de Itaporã, conhecida como "a cidade do peixe" por ter uma das maiores lâminas de água com criação de peixes do estado. O investimento total é de R$ 20 milhões, com previsão de geração de 120 empregos por turno, sendo que, no auge da produção, a indústria deverá funcionar em 3 turnos.

De acordo com o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck "Essa indústria em Itaporã, além de ser um empreendimento inédito no país, já é um resultado efetivo da política de incentivos fiscais implantada pelo Governo por meio do PROPEIXE (Programa Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Peixe), que lançamos em outubro do ano passado”, afirmou.

Márcio Rabello, diretor executivo da Frescomares, reiterou que “A receptividade e o diálogo transparente no município e no Estado, assim como a política de incentivos fiscais, foi fundamental para a decisão pelos investimentos em Mato Grosso do Sul”. 

A produção de peixes no estado Mato Grosso do Sul vem crescendo nos últimos anos. Em 2017 o estado ocupava a 11° posição entre os estados produtores de peixes de cultivo e em 2019 pulou para a 8° posição, com 29.800 toneladas produzidas, segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), sendo que mais de 80 % dessa produção é de tilápia. Mato Grosso do Sul é também o estado que mais exportou tilápia e seus derivados em 2019, cerca de 2 mil toneladas (Peixe BR).

Fonte: Semagro.MS

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!