Notícias
Cultivo de Peixes
27 de Janeiro de 2021 Jéssica Brol
Aeradores, cuidados e manutenção

A aeração é fundamental em sistemas de produção, principalmente naqueles em que há uma alta densidade de peixes ou camarões. A falta de oxigênio por algumas horas por exemplo, pode levar os animais a uma condição de estresse e assim deixá-los mais suscetíveis ao acometimento por parasitos, fungos e bactérias. Ou ainda, acarretar em mortalidades. Além de comprometer a qualidade de água do tanque. Portanto, é preciso manter alguns cuidados com estes equipamentos de modo a evitar imprevistos indesejáveis e também para que estes tenham uma vida útil longa.

O Engenheiro de Controle e Automação, Marcelo Stefanello Trevisan, da Trevisan Equipamentos, afirma que os aeradores que passam pelas revisões e manutenções adequadas têm maior eficiência ao longo dos cultivos. É preciso manter cuidados desde a instalação, sendo aconselhável colocar um disjuntor de proteção para que em uma eventualidade de ocorrer uma descarga de energia elétrica ou um curto-circuito, este disjuntor seja desarmando, evitando que os motores dos equipamentos acabem queimando.

Outra recomendação é trocar o óleo do equipamento pelos menos a cada três meses de uso e o óleo do redutor após um ano ou no máximo dois anos. É preciso ficar atento também a bucha de borracha, se ela estiver chegando no mancal é preciso troca-la! Marcelo alerta que um pouco de folga é até aceitável, “mas apenas um pouco”, reforça.

Mas atenção produtor, pois ainda tem mais. Em especial nos aeradores de pás é bom ficar atento para o estado das mesmas. Se alguma delas quebrar não faça vista grossa, uma vez que a falta de uma das pás provoca o desbalanceamento do eixo e isto pode acarretar na quebra de outras pás. Além disso, a capacidade de trabalho do aerador pode ser prejudicada, perdendo eficiência na incorporação de oxigênio para a água. O engenheiro destaca que se forem realizadas as manutenções corretas, a duração das pás dos aeradores Trevisan ultrapassa uma década, uma vez que são fabricadas com materiais de alta qualidade.

A Trevisan Equipamentos possui uma série de aeradores, desenvolvidos para prover alta taxa de transferência de oxigênio com uma efetiva mistura de toda a lâmina d’água, garantindo uma equalização de temperatura e eliminando gases nocivos e incorporando com maior eficiência o oxigênio em toda a superfície d’agua. Clique e confira.

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!