Notícias
Ornamentais
07 de Maio de 2024 Nicanor María Sánchez
Aquariofilia: MPA participa de feira internacional da indústria de animais domésticos

Realizada na Alemanha, a Interzoo é uma das maiores feiras do setor no mundo

 

 

Entre os dias 7 e 10 de maio, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) irá participar da Interzoo - uma das maiores feiras de negócios da indústria internacional de animais domésticos. A feira é realizada em Nuremberg, na Alemanha, e o MPA, por meio do projeto Aqua Brasil, vai levar empresas brasileiras do ramo de peixes ornamentais, com o objetivo de fomentar a exportação desses animais.

No Brasil, é permitido o comércio de mais de 2 mil espécies de peixes ornamentais, respeitando os períodos de reprodução, áreas restritas e demais vedações vigentes. Essa exportação aumentou 155% de 2018 para 2022, passando de US$ 2,8 milhões para US$ 7 milhões. Algumas espécies de peixes desse setor são o Jaraqui (Semaprochilodus insignis) - peixe abundante na região amazônica, o Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi) e o Acará-disco (Symphysodon spp.), nativos do Brasil, e outras espécies exóticas como as Carpas (Cyprinus carpio), Bettas (Betta splendens), Peixes-palhaço (Amphiprion e Premmas), entre outras.

 

 

Para o secretário nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Expedito Netto: “Acreditamos que este é um bom momento para trabalhar na estruturação desse setor e ganhar espaço internacional com a biodiversidade e profissionalismo do setor de peixes ornamentais e aquariofilia no Brasil. Por isso iremos à Interzoo e levaremos empresas brasileiras de destaque na área”.

Em sua última edição, no ano de 2022, a Interzoo reuniu 22 mil visitantes de 129 países. De acordo com os organizadores do evento, a aquariofilia é o 4º principal interesse dos visitantes, de um total de 12 segmentos da indústria de animais domésticos atendidos pela feira.

 

 

Projeto Aqua Brasil

O projeto Aqua Brasil é uma parceria entre o MPA e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e tem como missão orientar empresas do setor de peixes ornamentais que queiram exportar, apoiando na divulgação internacional do mercado ornamental brasileiro. Para fomentar a qualidade desse ramo e impulsionar a exportação, o projeto desenvolve ações como o mapeamento de potencialidades, treinamento, gerenciamento de marca dessas empresas, classificação de maturidade exportadora, a participação em feiras internacionais e outras atividades.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/aquariofilia-ministerio-da-pesca-e-aquicultura-participa-de-feira-internacional-da-industria-de-animais-domesticos

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!