Notícias
Cultivo de Camarões
Mercado
07 de Fevereiro de 2024 Nicanor María Sánchez
MPA recebe o presidente da ABCC para tratar sobre a importação de camarão do Equador

Durante a reunião foram discutidas estratégias para o enfrentamento da Síndrome da Morte Súbita - Early Mortality Syndrome (EMS), doença causada por bactéria que tem infectado os camarões equatorianos

 

 

Na última segunda-feira (05/02), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) recebeu o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Sr. Itamar de Paiva Rocha, para conversar acerca das preocupações sobre a importação de camarões do Equador, devido a constatação da Síndrome da Morte Súbita no país - Early Mortality Syndrome (EMS), doença bacteriana que afeta camarões e aumenta as taxas de mortalidade em seu cultivo. A enfermidade representa ameaça global à carcinicultura, a criação de camarões.

A ABCC apresentou suas preocupações com os riscos sanitários dessas importações ao setor para o Ministro André de Paula (MPA) e protocolou documento sobre o assunto para o Ministro Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Segundo o Sr. Itamar Rocha, essa situação representa um alto risco para os crustáceos brasileiros, atingindo a biodiversidade, segurança alimentar do país e a economia do setor.

 

 

O controle e a prevenção da EMS são desafiadores, exigindo estratégias rigorosas de manejo sanitário, monitoramento constante da saúde dos camarões e, em alguns casos, o desenvolvimento de linhagens resistentes à doença. A implementação de boas práticas de manejo, a desinfecção de instalações e a quarentena de animais com risco de infecção são medidas essenciais para minimizar o risco de surtos da doença.

Nesse sentido, o Ministério da Pesca e Aquicultura garantiu apoio e compromisso para, em conjunto ao MAPA, realizar as ações estratégicas de proteção ao setor e à cadeia produtiva aquícola.

 

 

Também participaram da reunião o Secretário Executivo do MPA, Carlos Mello, a Secretária Nacional de Aquicultura (SNA), Tereza Nelma e o Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da SNA, Paulo Mário de Faria que, junto ao Ministro e à pedido do presidente da ABCC, se comprometeram em oferecer o apoio e a presença do Ministério na 20ª Feira Nacional do Camarão (FENACAM), para o Ministro André de Paula, o evento é um dos principais da aquicultura no país, sendo um compromisso a presença do MPA.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/ministro-andre-de-paula-recebe-o-presidente-da-associacao-brasileira-de-criadores-de-camarao-para-tratar-sobre-a-importacao-de-camarao-do-equador

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!