Notícias
Mercado
31 de Janeiro de 2024 Nicanor María Sánchez
MPA e MAPA recebem produtores de tilápia em Brasília

No encontro foi discutido o desafio sanitário relacionado à recente importação de tilápia do Vietnã

 

 

Na tarde da terça-feira (30/1), os ministros da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Carlos Fávaro, se reuniram em Brasília com um grupo de produtores da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O encontro teve como objetivo discutir o desafio sanitário relacionado à recente importação de tilápia do Vietnã.

Durante o encontro vários produtores expressaram suas preocupações e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelo MAPA e MPA para o setor.

O ministro André de Paula expressou seu apoio aos produtores e ressaltou a importância de encarar essa questão como uma prioridade para fortalecer a competitividade e a sanidade do produto nacional. Ele defendeu o trabalho conjunto com o MAPA para garantir que outras importações semelhantes sejam devidamente monitoradas.

 

 

Em resposta às preocupações levantadas pelo setor, o ministro Carlos Fávaro se comprometeu a revisar os requisitos higiênico-sanitários para a importação de pescados, estabelecidos em 2019, de acordo com as exigências dos órgãos competentes do Brasil. Ele ressaltou a importância de garantir a proteção adequada aos produtores de tilápia contra possíveis doenças exóticas.

O secretário Executivo do MPA, Carlos Mello, destacou a responsabilidade do ministério em monitorar e acompanhar as importações de pescados, mesmo que essa seja uma competência do MAPA. Ele ressaltou a importância de trabalhar em sinergia para garantir a segurança dos produtos que entram no país.

O secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, enfatizou o crescimento acelerado da produção de tilápia e destacou o rigoroso controle realizado pelo ministério para garantir a qualidade e a sustentabilidade da cadeia produtiva.

 

 

O presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, comemorou o diálogo franco estabelecido com o setor durante a reunião e a decisão do MAPA de revisar imediatamente o protocolo sanitário do Vietnã. Ele ressaltou que essa revisão trará mais segurança aos produtores de tilápia no Brasil.

Fonte: Minitério da Pesca e Aquicultura - MPA

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/mpa-e-mapa-recebem-produtores-de-tilapia-em-brasilia

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!