Notícias
Geral
03 de Janeiro de 2024 Nicanor María Sánchez
Prêmio Mulheres das Águas: 24 histórias inspiradoras vão concorrer na categoria Aquicultura

As inscrições, que encerraram no dia 30 de dezembro, proporcionaram uma visão abrangente da representatividade feminina no setor pesqueiro brasileiro

 

 

As inscrições para o Prêmio Mulheres das Águas foram oficialmente encerradas, revelando um número significativo de participantes que buscam o reconhecimento por suas contribuições à pesca e à aquicultura. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), atraiu a atenção de 149 mulheres, cada uma delas uma protagonista em sua trajetória de dedicação e conquistas nesse setor.

A coordenadora do prêmio e chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MPA, Adriana Toledo, expressou sua satisfação. "Já no nosso primeiro ano, o Prêmio Mulheres das Águas registra quase 150 histórias de vida valorosas, mulheres que construíram e constroem o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no nosso país. Estamos muito felizes com a adesão de todas e ansiosos para contar essas histórias para o povo brasileiro. Desejo uma boa sorte a todas as inscritas", afirmou.

 

 

As inscrições, que encerraram no dia 30 de dezembro, proporcionaram uma visão abrangente da representatividade feminina no setor pesqueiro brasileiro. De acordo com dados recentes do MPA, o Brasil conta com 507.896 profissionais na pesca, sendo as mulheres responsáveis por 49% desse número. Em cinco estados, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas, as mulheres são maioria, com percentuais que variam de 55% a 62%.

A distribuição das inscrições por categoria reflete a diversidade de atuações desempenhadas pelas mulheres na pesca e na aquicultura. Entre as sete categorias, destacam-se a Pesca Artesanal em Águas Marinhas com 56 inscritas, Pesca Artesanal em Águas continentais com 27, Aquicultura com 24, Pesca Amadora e Esportiva com 18, e Pesquisa com 13. Ainda, a categoria de Gestão Pública ou Privada registrou 9 inscrições e a Pesca Industrial registrou 2, demonstrando a presença feminina em diversas áreas da pesca.

 

 

A premiação anunciará as sete vencedoras em uma cerimônia especial no próximo 8 de março, dia Internacional da Mulher. O Prêmio Mulheres das Águas destaca e celebra não apenas as conquistas individuais, mas também os valores fundamentais que impulsionam o setor, como sustentabilidade, justiça social, respeito aos territórios pesqueiros e dignidade humana.

Fonte: ASCOM - Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/premio-mulheres-das-aguas-149-historias-inspiradoras-vao-concorrer-em-sete-categorias

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!