Notícias
Cultivo de Moluscos
11 de Dezembro de 2023 Nicanor María Sánchez
Federação de Empresas de Aquicultura solicita Indicação Geográfica da Ostra em Florianópolis

A FEAQ (Federação de Empresas de Aquicultura), com o apoio do Sebrae/SC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  entregaram no último dia 12 de dezembro, o documento oficial de solicitação do selo registro de Indicação Geográfica (IG) Ostras de Floripa ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Reconhecimento é feito a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem.

 

 

O reconhecimento é fornecido a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem, agregando valor, vendendo mais, atraindo turistas e aumentando as exportações. O evento será às 17h, na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, Caieira da Barra do Sul.

A criação do documento foi possível a partir da união de diversas instituições, cada uma com sua expertise, para apresentar um estudo completo, contemplando todas as áreas necessárias para prestar assistência ao requerimento.

Atualmente, a região da Grande Florianópolis é responsável por 90% do abastecimento do mercado de ostras no Brasil. As ostras são das espécies Crassostrea gigas e Crassostrea gasar, comercializadas vivas e desconchadas. 

 

 

Um levantamento realizado pelo Sebrae indicou que para 44,7% da população da região, as ostras são o principal produto da pesca ou da maricultura, e que a sua importância para o desenvolvimento na área econômica da região representa 84%.

“Hoje, nosso estado soma sete selos de IG, o dos Vinhos e Espumantes de Uva Goethe – dos Vales da Uva Goethe, a Banana da Região de Corupá, Queijo Artesanal Serrano – dos Campos de Cima da Serra, Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, os Vinhos de Altitude de Santa Catarina e a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense. O reconhecimento das Ostras de Floripa é mais um passo que promoverá efeitos multiplicadores, como novos negócios, novos produtos, pesquisa e extensão  e desenvolvimento territorial. Além disso, promove uma gastronomia qualificada na região, com a realização de rotas gastronômicas, e eventos como a Fenaostra, fortalecendo a identidade do produto”, complementa Roberto Tavares. 

 

 

São parceiros da iniciativa o Sebrae/SC, UFSC, IFSC, AMASI, FEAQ, COOPEROSTRA; Prefeitura Municipal de Palhoça, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Florianópolis, CIDASC, MAPA, SENAC, GT-Unesco Gastronomia, ABRASEL, AMASI (Associação dos Maricultores do Sul da Ilha) e FEAq (Federação de Empresas de Aquicultura), além da Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca, e a Secretaria Estadual de Agricultura.

Fonte: Paulo Luis Cordeiro - Portal da Ilha

https://portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=62808

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!