Notícias
Geral
29 de Novembro de 2023 Nicanor María Sánchez
Selecionados 24 projetos para receberem recursos do MPA

Propostas inovadoras visam fortalecer a aquicultura e promover inclusão socioprodutiva em diversas regiões

 

 

Saiu a relação dos projetos selecionados no edital de chamamento público nº 1/2023, com o qual a Secretaria Nacional de Aquicultura ofertou R$ 10 milhões para financiar as melhores propostas inscritas. 127 se inscreveram e 24 foram selecionadas pela comissão de avaliação.  

Uma das inovações do edital foi a implementação de cotas para projetos voltados às populações vulneráveis, mulheres e comunidades tradicionais. A comissão de seleção aprovou 6 propostas dentro dessas cotas, incluindo projetos com comunidades caiçaras no Rio de Janeiro, pessoas com deficiência e mulheres ribeirinhas. 

Pelas regras do edital, o teto para o valor do projeto era de R$ 500 mil. Dentre os escolhidos, destacam-se iniciativas que visam à inclusão social, fortalecimento comunitário e sustentabilidade ambiental.  

 

 

A Associação Pestalozzi de Brasília, por exemplo, apresentou o projeto "Aquaponia acessível". Trata-se da instalação de uma unidade didática de aquaponia e recirculação de água para a engorda e produção de peixes ornamentais, visando a capacitação de Pessoas com Deficiência (PCDs). 

 O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) classificou o projeto "Ostras e comunidades: fortalecimento da base comunitária e apoio à comercialização de ostras depuradas em Alagoas”. 

A Associação dos Maricultores da Baía de Ilha Grande conseguiu classificar o projeto “Fortalecimento no cultivo de vieiras na Baía de Ilha Grande, Rio de Janeiro”. 

 

 

“A proposta deste edital era fortalecer a aquicultura, desenvolver biotecnologia, valorizar comunidades. A procura foi muito mais alta do que esperávamos, o que é ótimo, e pudemos selecionar projetos que certamente vão render bons frutos”, diz a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.  

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/selecionados-24-projetos-para-receberem-recursos-do-mpa

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!