Notícias
Cultivo de Moluscos
01 de Junho de 2023 Nicanor María Sánchez
Bahia: marisqueiras do Recôncavo recebem embarcações para cultivo de ostras

 

 

 

 

Uma mão na roda, ou melhor, no barco. Assim as mulheres quilombolas da Associação de Marisqueiras e Quilombolas do Baixão do Guaí e Pijuru (Mariquilombo) definiram a chegada de seis embarcações que vão favorecer a atividade marisqueira no município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano.

“Nós não tínhamos embarcação e era muito difícil para gente ir para o local do cultivo porque a lama era funda e a gente tinha que carregar muito peso, como os bambus e os travesseiros. Então, os barcos chegaram na hora certa e vai ser muito importante não só para trabalhar o cultivo, mas também para poder mariscar em outros lugares já que, às vezes, os nossos mangues ficam vazios”, comemorou a presidente da Associação, Rita Pires, da comunidade de Capanema.

 

 

 

 

Os veículos são parte dos investimentos de R$ 289 mil do projeto da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), Bahia Produtiva, para estruturar e auxiliar a produção sustentável de mariscos das mulheres quilombolas.

As mulheres também estão sendo capacitadas, por meio de oficinas realizadas pela Humana Brasil, instituição de assistência técnica e extensão rural (Ater), contratada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Já foram oferecidas oficinas para preparação de linguiça de peixe artesanal, estratégias para o saneamento rural como o círculo de bananeiras e a produção de defensivos alternativos na agricultura familiar. Tudo para melhorar a qualidade de vida, a produção e a comercialização das mulheres no local.

 

 

 

 

“A nossa renda vai melhorar com certeza, em 100%. Porque antes a gente tinha muitas dificuldades para ir trabalhar, tinha que trazer as ostras na cabeça. Agora, as coisas vão melhorar”, finalizou a presidente Rita Pires.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR – Governo do Estado da Bahia

http://www.car.ba.gov.br/index.php/noticias/marisqueiras-do-reconcavo-recebem-embarcacoes-para-cultivo-de-ostras

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!