Notícias
Cultivo de Peixes
Geral
17 de Maio de 2023 Nicanor María Sánchez
Estado do Piauí terá incentivo para a produção de tilápia

Produção pode chegar a 595 toneladas no reservatório da Usina Hidrelétrica Boa Esperança, localizado no município de Guadalupe.

 

 

 

 

Agora será a vez do estado do Piauí ampliar sua capacidade de produção de pescado. Foi autorizado na última sexta-feira (12), pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o uso de cessão de águas da união no reservatório da Usina Hidrelétrica Boa Esperança, localizado no município de Guadalupe (PI). No local será fomentado a produção de 595 toneladas de tilápia. O termo publicado terá a capacidade de geração de 35 empregos, sendo de sete diretos e 28 indiretos.

Esse tipo de concessão vale por 20 anos e, nesse prazo, os beneficiários podem cultivar pescados em áreas localizadas no espelho d´água do lago formado pela barragem da hidrelétrica. Ou no leito de rios transnacionais ou mesmo no mar.

 

 

 

 

Os piscicultores brasileiros produziram no ano passado pouco mais de 860 mil toneladas. A tilápia, que está com o período de safra aberto, é a espécie mais cultivada, com 550 mil toneladas. O estado do Paraná é o maior produtor nacional (194 mil ton), seguido por São Paulo (83,4 mil ton) e Rondônia (57,2 mil ton).

O Brasil é exportador de peixes oriundos da piscicultura, sobretudo tilápias. No ano passado, foram US$ 23,4 milhões vendidos ao exterior. O principal cliente são os Estados Unidos, que compram 81% do pescado vendido pelos piscicultores brasileiros, seguidos pelo Canadá e Taiwan.

UHE Boa Esperança - A Usina Hidrelétrica de Boa Esperança é uma usina que fornece energia ao estado do Piauí. Anteriormente, a usina tinha a designação de Usina Hidrelétrica Marechal Castelo Branco, mas recentemente tem a nomenclatura de Boa Esperança. As obras foram iniciadas em agosto de 1964 e o início da sua operação se deu em abril de 1970.

 

 

 

 

A Usina forma um lago artificial grande, atingindo alto volume de água até a cidade de Porto Alegre do Piauí. No Maranhão, a única cidade que se situa às margens do rio Parnaíba e que é banhada pelo lago artificial do mesmo é Nova Iorque. Na cidade de Guadalupe, às margens do lago, há hotéis e balneários.

 

Fonte: MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/estado-do-piaui-tera-incentivo-para-a-producao-de-tilapia

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!