Notícias
Inovação
15 de Maio de 2023 Nicanor María Sánchez
UFRPE: pesquisadores desenvolvem produtos inovadores na piscicultura e aquicultura

 

 

 

 

 

 

Equipe de pesquisadores da UFRPE realizou visitas à empresa Acquavalle Piscicultura, em São José do Egito, e ao Assentamento Virgulino Ferreira em Serra Talhada para apresentar e entregar produtos e serviços frutos de projetos aprovados pela Facepe.

Os projetos são intitulados de “Inovações tecnológicas para a piscicultura do estado de Pernambuco” (edital de Apoio a Pesquisas para Arranjos Produtivos Locais)  – coordenado pelo professor Alfredo Olivera Gálvez e “Aquicultura inteligente: medição da qualidade da água em tempo real e sua aplicação na piscicultura em Pernambuco” (Programa de Bônus Tecnológico para Micro, Pequenas e Médias Empresas Industriais de Pernambuco) – coordenado pelo professor Obionor de Oliveira Nóbrega e pelo engenheiro de Pesca Gilmar Aguiar de Arruda.

 

 

 

 

As visitas foram realizadas com o objetivo de recolocação e entrega definitiva dos dispositivos de internet das coisas (IoT) subaquáticos para o sensoriamento remoto das variáveis de qualidade da água em tempo real para Piscicultura para a Empresa Acquavalle Piscicultura e para um produtor rural.

Durante a visitação, foi realizada oficina para repassar a importância do beneficiamento do pescado na aquicultura, mostrando suas vantagens e produtos que podem ser feitos com subprodutos dos pescados. O produto escolhido para ser apresentado aos produtores foi o Keropok lekor, que é um snack feito do pescado, muito comum na Malásia. Os ingredientes necessários para o seu preparo foram levados, e foi apresentado um passo a passo de como é feito o Keropok lekor. De acordo com o professor Alfredo Olivera, “é de suma importância essa interação Universidade-Produtores para que se tenha sucesso na transferência da tecnologia e troca de conhecimento proposta nos projetos aprovados.”

Já dispositivo de medição da qualidade da água foi apresentado pelos pesquisadores após passar por uma atualização para melhorar o desempenho. Conheça a tecnologia no vídeo abaixo.

 

 

 

 

Os projetos contam com o apoio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEMARH), da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, representada pelo secretário Flaviano Marcos da Silva e pelo Engenheiro de Pesca Hyercules Alexandre Honório da Silva.

 

Fonte: UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

https://www.ufrpe.br/br/content/pesquisadores-desenvolvem-produtos-inovadores-na-piscicultura-e-aquicultura

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!