Notícias
Geral
08 de Maio de 2023 Nicanor María Sánchez
Academia Brasileira de Ciências busca quatro pesquisadores em aquicultura para workshop internacional

 

 

 

 

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina promoverão, de 16 a 19 de outubro de 2023, em Berlim, o workshop “Aquicultura sustentável – impactos ambientais e segurança alimentar”.

workshop faz parte de uma cooperação bilateral desenvolvida entre a ABC e a Academia Leopoldina que, desde 2014, promove eventos com jovens cientistas sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos. O próximo encontro terá como temática a aquicultura, abordando questões como:

  • Os recursos alimentares para aquicultura; eutrofização; aquicultura em lagos e reservatórios
  • O impacto na (e da) poluição, tratamento de efluentes e monitoramento da qualidade da água
  • A introdução e potenciais riscos de espécies geneticamente modificadas e não nativas
  • A eficiência da produção aquícola, tecnologias sanitárias, abordagens comparativas a regulamentações e leis
  • O impacto geral das mudanças climáticas na aquicultura e vice-versa

Para esta atividade, a ABC busca quatro candidatos de quaisquer áreas do conhecimento, desde que suas pesquisas tenham afinidade com o tema. É necessário bom domínio da língua inglesa e pós-doutorado (em até cinco anos após a conclusão do doutorado). As candidaturas devem ser submetidas até 25 de maio.

Além de propiciar aos jovens pesquisadores a oportunidade de participar de um evento científico internacional, o encontro resultará em um policy paper, produzido pelos próprios participantes, que será publicado pelas duas Academias e divulgado para gestores e formuladores de políticas públicas, agências de fomento e instituições científicas relevantes, com o intuito de ampliar o debate sobre a aquicultura sustentável.

 

 

 

 

 

O lado brasileiro do comitê científico do workshop é liderado pelo vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Luis Val (INPA), e conta com a participação dos pesquisadores José Galizia Tundisi (IIEGA), Evoy Zaniboni Filho (UFSC) e Maria Célia Portella (UNESP).

A ABC cobrirá os custos da viagem dos participantes brasileiros, e a hospedagem e alimentação serão oferecidas pela Academia Nacional de Ciências da Alemanha-Leopoldina.

Histórico

A primeira reunião, realizada em São Carlos (SP) no âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, teve como tema “Questões hídricas e sustentabilidade ecológica em áreas de urbanização“. Esta primeira edição contou com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), da Embrapa Instrumentação e da Finep. A publicação decorrente do encontro de 2014 pode ser acessada aqui.

O simpósio de 2016 abordou a temática “Como queremos viver o amanhã? – Perspectivas sobre manejo hídrico em regiões urbanas”. Esta segunda edição foi realizada na Universidade de Duisburg-Essen, contando com o financiamento da Fundação Ambiental Federal Alemã (DBU). A publicação resultante deste encontro pode ser vista aqui.

 

 

 

 

A terceira atividade aconteceu em 2018, em Belo Horizonte, e debateu a temática “Manejo hídrico sustentável em regiões de mineração e pós-mineração”. O evento foi realizado em parceria com o INCT-Acqua e o Centro de Pesquisas sobre Água e Meio Ambiente da Universidade de Duisburg-Essen (ZWU), contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep). A publicação resultante pode ser encontrada aqui.

Confira o edital e saiba como se candidatar.

 

Fonte: GCOM ABC

http://www.abc.org.br/2023/05/05/abc-busca-quatro-pesquisadores-em-aquacultura-para-workshop-internacional/

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!