Notícias
Geral
03 de Maio de 2023 Nicanor María Sánchez
MPA autoriza fazenda de tilápias no lago da Usina Luiz Gonzaga

Com esse somam 38 as cessões de águas da União só no quadrimestre semestre de 2023

 

 

 

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (27) mais um contrato de concessão de uso de águas da União no reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (antiga Itaparica), no município de Glória, maior polo produtor de peixes oriundos de projetos de aquicultura da Bahia. Lá, serão cultivadas tilápias em tanques-rede. A capacidade de produção do local é de 220 toneladas/ano, com geração de dez empregos, sendo dois diretos e oito indiretos.

Esse tipo de concessão vale por 20 anos e, nesse prazo, os beneficiários podem cultivar pescados em áreas localizadas no espelho d´água do lago formado pela barragem da hidrelétrica. Ou no leito de rios transnacionais ou mesmo no mar.

Os piscicultores brasileiros produziram no ano passado pouco mais de 860 mil toneladas. A tilápia é a espécie mais cultivada, com 550 mil toneladas. O estado do Paraná é o maior produtor nacional (194 mil ton), seguido por São Paulo (83,4 mil ton) e Rondônia (57,2 mil ton).

 

 

 

 

O Brasil é exportador de peixes oriundos da piscicultura, sobretudo tilápias. No ano passado, foram US$ 23,4 milhões vendidos ao exterior. O principal cliente são os Estados Unidos, que compram 81% do pescado vendido pelos piscicultores brasileiros, seguidos pelo Canadá e Taiwan.

Há, atualmente, 426 fazendas de peixes nas águas na União. Somadas, elas produzem 576 mil ton, 99% disso representados por tilápias. O estado de São Paulo é onde há mais projetos montados (122), seguido por Paraná (89) e Goiás (57).

 

 

 

 

UHE

A Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga é localizada na cidade de Petrolândia, Pernambuco, na divisa com a Bahia. Ela explora energia produzida a partir das águas do Rio São Francisco. Inaugurada em 1988 com o nome de Itaparica, foi rebatizada em homenagem ao Rei do Baião. Tem capacidade de gerar cerca de 1480 MW e seu reservatório acumula quase 11 bilhões de m³ (metros cúbicos), ocupando área de 834 km².

 

Fonte: MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura

https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/mpa-autoriza-fazenda-de-tilapias-no-lago-da-usina-luiz-gonzaga

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!