Notícias
Geral
17 de Março de 2023 Nicanor María Sánchez
Piscicultura capixaba cresce com projetos inovadores

 

 

 

 

Em 2021, o Espírito Santo produziu 4.717 toneladas de peixe, sendo a tilápia líder absoluta na puxada da rede, com 99,12% desse total. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elaborado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que aponta ainda Linhares como o maior produtor da espécie, com 46,43% de toda a produção estadual. 

Para disseminar e alavancar a piscicultura capixaba, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está desenvolvendo alguns projetos em parceria com outros órgãos estaduais e  os municípios. Um deles é o grupo de trabalho formado pela Seag, Incaper, Seama, Iema, Idaf e Agerh para um estudo do licenciamento ambiental da piscicultura. 

“Vamos rever o formato do licenciamento ambiental para a piscicultura com o objetivo de desburocratizar o processo de obtenção de licença e, assim, fomentar a produção no Espírito Santo”, explica José Alejandro Garcia Prado, gerente de Pesca, Aquicultura e Produção Animal da Seag. 

 

 

 

 

Outro projeto em andamento é o “Aquicultura Familiar”, desenvolvido pela Seag em parceria com o Incaper e a Prefeitura de Montanha. Estão sendo implantados tanques redes e piers flutuantes em quatro represas do município, no Extremo Norte. Oito famílias, todas de assentamentos, estão sendo beneficiadas.

“É um projeto piloto que pretendemos levar para outros municípios. O objetivo é incentivar a piscicultura e a aquicultura familiar com ênfase na gestão feminina, para favorecer a inserção da mulher na atividade. É uma política pública que favorece a mulher”, pontua.

Com uma piscicultura incipiente, se comparada com outros Estados, Alejandro diz que “a equipe que atua no setor ainda é pequena e que precisa de mais gente trabalhando com aquicultura, com assistência técnica e extensão aquícola”.  

 

 

 

 

Para 2023, segundo o gerente, os planos são ampliar a aquicultura familiar e criar o programa de fortalecimento da aquicultura capixaba.

 

Fonte: Rosimeri Ronquetti – Conexão Safa

https://conexaosafra.com/anuario-agro-capixaba/piscicultura-capixaba-cresce-com-projetos-inovadores/

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!