Notícias
Geral
08 de Março de 2023 Nicanor María Sánchez
UFMT e Estado iniciam projeto para a piscicultura

Pesquisa objetiva segurança alimentar e desenvolvimento econômico

 

 

 

 

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Aparecido Soares da Silva, participou na tarde desta segunda-feira (06), da abertura oficial de projeto de pesquisa para a área da piscicultura com foco na segurança alimentar e desenvolvimento econômico. O encontro aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) do Estado, instituição parceira nessa ação, e contou com a presença do secretário da pasta, professores e membros do projeto da UFMT e demais representantes de instituições parceiras.

Na oportunidade, a professora do curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Nutrição (Fanut) da UFMT, Luciana Kimie Savay da Silva, falou sobre o projeto, sob sua coordenação, e que visa estudar a "Prevalência de Salmonella ssp. em piscicultura e desenvolvimento de tecnologias para sua prevenção e controle em peixes nativos no estado de Mato Grosso”. Para o reitor da UFMT, a ação se mostra como relevante e soma ao programa de incentivo ao setor produtivo na área da agricultura e pecuária do Estado.

“Esse projeto da UFMT em parceria com o Estado, e demais instituições parceiras, como o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), é relevante pois estuda  a Salmonella ssp., uma bactéria que pode acometer os peixes, principalmente os cultivados em tanques, e consequentemente trazer problemas à saúde do homem e afetar toda uma cadeia”, disse o reitor.

O professor complementou ainda que o projeto é uma oportunidade de formação. “Pela missão da UFMT essa ação viabiliza que tenhamos pessoas qualificadas para área da piscicultura, e também gera conhecimento para que possamos ter a segurança alimentar validada cientificamente, e com apoio da rede podermos alcançar a exportação in natura do pescado, agregando valor na cadeia produtiva do agronegócio de maneira geral”, destacou.

Parceria Universidade e Estado fortalece o desenvolvimento 

A professora Luciana Kimie Savay da Silva contou que ações para a área vêm sendo desenvolvidas há alguns anos, mas que especificamente para esse projeto o diálogo iniciou a cerca de um ano, em conjunto com professores e pesquisadores das demais unidade da UFMT, e o Núcleo de Estudos em Pescado (Nepes) da Instituição.

 

 

 

 

 

“Temos realizado algumas ações desse projeto  na baixada cuiabana. Já temos algumas respostas, alguns indícios, que agora iremos expandir com a ajuda desses parceiros. Para além de estudar a prevalência da Salmonella ssp. no Estado, e iremos investigar soluções para minimizar ou eliminar a presença deles na piscicultura e frigoríficos, e vão desde ações no campo, como estudo de probióticos na ração e na água, partindo para todas as questões de boa práticas de manejo no campo. Partindo para a indústria com estudo sobre o uso do cloro, e alternativas como ácidos orgânicos, uso de ozônio, extratos naturais, com aproveitamento de resíduos do setor de frutas nativas, que podem auxiliar o uso do cloro no frigorífico”, destacou complementando o apoio da Associação dos Aquicultores do Estado de MT (Aquamat).

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Alberto Miranda Lima dos Santos Costa, destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento do setor produtivo. “ Não existe desenvolvimento econômico sem pesquisa, sem o apoio da academia. A UFMT é uma instituição de prestígio na sociedade, e iremos atuar em parceria, e também com o Indea a Empaer, para que possamos dar segurança sanitária ao consumidor e ao comércio da piscicultura no Estado”, destacou o secretário complementando que a ação oportuniza avanços para o desenvolvimento. 

 

 

 

 

Também participaram da reunião representantes do Indea, Empaer, servidores da Sedec-MT. O projeto tem duração de 36 meses.

 

Fonte:  Luiz Carlos Bezerra - Universidade Federal do Mato Grosso

https://www.ufmt.br/noticias/ufmt-e-estado-iniciam-projeto-para-area-de-piscicultura-1678137017

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!