Notícias
Geral
09 de Agosto de 2020 Giovanni Lemos de Mello
WWF investe em empresa faroense de cultivo de algas

O World Wide Fund for Nature (WWF, "Fundo Mundial para a Natureza") é uma Organização não governamental (ONG) internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, anteriormente chamada World Wildlife Fund, nome oficial ainda em uso nos Estados Unidos e Canadá.

É considerada uma das mais importantes ONG´s de todo o mundo e, algo interessante para o setor aquícola, é uma entidade que historicamente sempre apoia o desenvolvimento sustentável da aquicultura em todo o planeta.

A empresa de produção de algas “Faroé Ocean Rainforest”, que também está conduzindo testes piloto na Califórnia, anunciou nesta semana o fechamento de uma rodada de investimentos de US$ 1,5 milhão.

 

 

A rodada mais recente foi liderada por um investimento de US$ 850.000 do World Wildlife Fund (WWF), permitindo que a Ocean Rainforest dimensionasse as operações do empreendimento, utilizando uma nova tecnologia aquícola para suportar as exigentes condições do Atlântico Norte. A empresa obteve recentemente licenças para continuar cultivando algas nas ilhas Faroé até, pelo menos, 2032.

Olavur Gregersen, CEO da Ocean Rainforest, anunciou: “Esse investimento do WWF e de outros parceiros permitirá à Ocean Rainforest implantar novas fazendas em maior escala, possibilitando que a empresa atenda à crescente demanda por seus produtos. Mas, o mais importante, é uma afirmação de nossa abordagem sustentável em cultivar algas marinhas nas águas oceânicas, melhorar o bem-estar das pessoas e dar uma contribuição única e positiva ao nosso planeta azul”.

Carter Roberts, presidente e CEO da WWF-EUA, anunciou: “A crescente demanda global por alimentos, fibras e combustível – assim como onde e como as indústrias globais obtêm commodities vitais - pressiona cada vez mais o meio ambiente. O WWF reconhece que não podemos resolver esses desafios sozinhos. Estamos entusiasmados em apoiar este projeto porque o cultivo de algas marinhas tem o potencial de reduzir essas pressões ambientais e contribuir para um relacionamento mais equilibrado com a natureza”.

A Ocean Rainforest tem mais de dez anos de experiência no cultivo de algas marinhas em condições de mar aberto (offshore). Por meio de sua subsidiária com sede nos EUA, também está liderando um projeto demonstrativo para o cultivo de algas na Califórnia.

Em junho, a Ocean Rainforest assinou um contrato com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Energia (ARPA-E) para conduzir a Fase II de um projeto pioneiro de cultivo de algas na Califórnia, conhecido como MacroSystems. Em parceria com a Primary Ocean Producers e a Hortimare, a Ocean Rainforest liderará o trabalho de projeto e teste de novos métodos para o cultivo de kelp (Macrocystis pyrifera) em condições de mar aberto.

O projeto testará uma estrutura de cultivo inovadora em condições de mar aberto que minimiza o impacto das práticas de cultivo em operações marítimas existentes, como navegação e pesca comercial, e apoia os serviços ecossistêmicos no ambiente circundante. O objetivo é desenvolver e ampliar a tecnologia e o maquinário necessários para melhorar toda a cadeia de produção, desde a propagação de algas até a colheita, permitindo assim a produção de algas para aplicações de grande escala, incluindo biomassa para bioenergia.

 

Fonte: adaptado de thefishsite.com

 

Autor:
Dr. Giovanni Lemos de Mello
Editor Aquaculture Brasil
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
giovannidemello@gmail.com
@giovannidemello
Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!