Notícias
Inovação
16 de Janeiro de 2023 Nicanor María Sánchez
Embrapa Amapá instalará usina solar flutuante em tanque escavado

 

 

A partir de 2023, mais vinte centros de pesquisas da Embrapa serão atendidos com usinas solares, que vão representar economia e sustentabilidade econômica e ambiental para a Empresa. A iniciativa é resultado da viabilização de recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Autossuficiência Energética.

Dentre os projetos, um dos destaques será o conjunto de usinas da Embrapa Amapá, dividido em duas partes: lacustre (sobre as águas de tanque experimental) e terrestre. Será a primeira usina fotovoltaica lacustre da Embrapa e terá as mesmas características das usinas convencionais, porém será instalada em estrutura flutuante em um dos três tanques de cultivo do Campo Experimental da Fazendinha (Macapá/ AP), que comporta pesquisas de reprodução de peixes e camarão-da-amazônia.

 

 

Estima-se uma redução de custos de mais de R$ 132 mil anuais para a Embrapa Amapá, além de resultados significativos em projetos que serão viabilizados com a implantação da usina lacustre. “Por meio de projetos de pesquisa futuros, haverá a possibilidade de avaliar os impactos da tecnologia na criação e trazer algumas respostas aos produtores sobre a criação consorciada com a geração de energia”, ressalta Antonio Claudio Almeida de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amapá.

 

 

“Além de gerar energia para as atividades do próprio campo, a usina da Fazendinha servirá de vitrine tecnológica aos produtores locais que desejam consorciar criação de espécies aquícolas e geração de energia, com a consequente redução de custos operacionais”, informa Izaque Pinheiro, chefe-adjunto de Administração da Embrapa Amapá. De acordo com a Gerência-Geral de Infraestrutura e Sustentabilidade (GIS) da sede da Embrapa, a estimativa é de que o parque solar das 20 usinas solares gere 27.975.288 kWh/ano, proporcionando uma economia de R$ 8,1 milhões anuais.

Fonte: Núcleo de Comunicação Organizacional Embrapa Amapá

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/77727965/embrapa-amapa-instalara-usina-solar-flutuante-em-tanque-escavado

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!