Notícias
Cultivo de Peixes
06 de Janeiro de 2023 Aquaculture Brasil
Sebrae realizou um dos maiores eventos de piscicultura no Brasil em 2022

O Sebrae foi mais uma vez protagonista de várias atividades que beneficiaram a piscicultura de Rondônia no ano de 2022. Através do Projeto Piscicultura Sustentável de Rondônia houve investimentos da ordem de R$ 550 mil em ações que impactaram diretamente mais de 3 mil pessoas, entre produtores rurais, técnicos e estudantes. 

 

 

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) também apoiaram iniciativas para que o setor avançasse e estabeleceram leis que visaram à remodelagem e à informatização do licenciamento ambiental, de modo a dar maior celeridade para o desenvolvimento econômico sustentável. Ambas foram fundamentais para a realização dos projetos do Sebrae ao longo do ano. 

O Sebrae entregou 2.400 horas de consultorias técnicas em piscicultura de peixes nativos para cem piscicultores fixos durante seis meses consecutivos. Essas consultorias beneficiaram produtores de 25 cidades de Rondônia, com técnicas de manejo, qualidade da água e gestão da propriedade rural. 

Em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia, Acripar, foram realizadas importantes ações de acesso a novos mercados e desenvolvimento da cadeia produtiva. 

 

 

Uma delas foi o Dia de Campo em Piscicultura na fazenda Agrofish Nova Aurora, em Theobroma. Ao menos 1.300 pessoas participaram do evento, considerado o maior do Brasil neste segmento. 

Outro grande feito dessa parceria foi o Festival do Tambaqui, que este ano também teve sua edição local, nacional e internacional, levando todo o sabor do nosso peixe para a cidade de Nova York. Ao todo foram assadas mais de 15 mil bandas e vendidas à população para arrecadar recursos para entidades filantrópicas. Esse evento teve o Governo do Estado de Rondônia como correalizador. 

Sebrae e Acripar também levaram nosso pescado para o IFC, International Fish Congress, o maior evento de piscicultura do Brasil, anualmente realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Além de uma caravana com produtores locais, Rondônia também realizou um assado de 300 bandas para todos os participantes, como ação de divulgação do pescado rondoniense. 

Também em 2022, com o apoio do Sebrae, a Acripar finalizou a estruturação do pedido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para o reconhecimento do Tambaqui do Vale do Jamari como Indicação Geográfica, na modalidade de Indicação de Procedência. O selo, assim que reconhecido, vai agregar valor ao produto, que será considerado original de Rondônia. 

 

 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero). 

Fonte: Rolnews

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!