Notícias
Geral
13 de Novembro de 2022 Nicanor María Sánchez
Governo australiano publica Plano Nacional de Controle de Carpas

 

 

O que pode ser considerado em um país como uma fonte de alimento e renda proveniente da aquicultura, para outro pode ser considerada uma verdadeira praga a ser combatida. É o caso da Austrália e da Carpa comum (Cyprinus carpio). Por lá, a Carpa é considerada uma espécie invasora e pode causar danos sérios aos ecossistemas de água doce e impactos sociais, ambientais e econômicos significativos, obrigando ao governo a tomar medidas para combatê-la. Assim, Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas, juntamente com a Corporação de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro (FRDC), publicou o Plano Nacional de Controle de Carpas (NCCP).

O governo australiano fez um importante investimento em pesquisa e desenvolvimento para ajudar a reduzir seu impacto na Austrália, incluindo a avaliação de viabilidade de um agente de controle biológico na Austrália, envolvendo 11 instituições de pesquisa nacionais e internacionais e mais de 40 cientistas pesquisadores.

 

 

O relatório avalia a viabilidade do uso do Cyprinid herpes vírus 3 (o vírus da carpa) como agente de controle biológico da carpa comum. O NCCP propõe avançar no trabalho em várias questões importantes antes de poder decidir sobre a liberação do vírus. Isso inclui pesquisas adicionais, inclusive sobre a segurança do vírus para espécies que não são carpas, aprovações regulatórias, acordo de todas as jurisdições relevantes e ampla consulta às partes interessadas. O vírus da carpa não foi liberado em nenhum ambiente de água doce australiano.

 

 

Introduzida na Austrália há mais de 100 anos, a carpa tornou-se o peixe de grande porte mais dominante na Bacia Murray-Darling, representando 80-90 por cento da biomassa de peixes. A carpa tem grandes impactos negativos na qualidade da água e no valor de conforto de nossos ambientes de água doce. As carpas também têm um impacto devastador na biodiversidade e dizimaram populações de peixes nativos em muitas áreas desde que se estabeleceram como uma grande praga na natureza na década de 1960. Infelizmente, a carpa agora pode ser encontrada em quase todos os estados e territórios australianos.

Fonte: Australian Government - Departament of Agriculture, Fisheries and Foresty

https://www.agriculture.gov.au/biosecurity-trade/pests-diseases-weeds/pest-animals-and-weeds/national-carp-control-plan

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!