Notícias
Geral
08 de Novembro de 2022 Aquaculture Brasil
Conheça dez atitudes que todo empreendedor rural bem-sucedido deve ter

O agronegócio tem sido reconhecido como um vetor crucial do crescimento econômico brasileiro. É o ramo que mais ajuda a movimentar cifras no Brasil. Mas quem é produtor rural sabe que são muitos os desafios. Pensando nisso, conversamos com o médico veterinário, especialista em Gestão do Agronegócio da Faculdade e Grupo Empresarial Rehagro, Guilherme Lamego. Ele destacou dez atitudes que todo empresário deve ter. Confira:

Liderança positiva -  Postura positiva que inspira confiança e motiva as pessoas à sua volta, que catalisa a transformação e busca caminhos para o trabalho em equipe. 

Conhecer seu negócio - Ter conhecimento técnico, saber tocar a atividade, entender do dia a dia, das necessidades e dos ciclos da cadeia para estar sempre bem preparado e sabendo do que está tratando com as pessoas.  

 

 

Conhecer e saber usar ferramentas de gestão - Acompanhar resultados, fluxo de contas a pagar e receber, criar metas e checar o andamento dos processos pode ficar mais fácil com softwares, aplicativos ou planilhas. Elas auxiliam o produtor rural nas tomadas de decisões.

Cuidar da sustentabilidade - No sentido amplo da palavra, sustentabilidade significa desde o cuidado ambiental propriamente dito e o respeito às leis, mas também o bom senso. Muitas vezes, uma boa prática não precisa estar escrita pra gente saber que é importante, que é necessária para o funcionamento adequado do ecossistema. A sustentabilidade é muito mais do que o cuidado com o meio ambiente. A gente tem no campo uma responsabilidade muito grande de gerar empregos e oportunidades para as pessoas. E para que tudo isso seja possível, essa responsabilidade também tem que ser econômica. Pra gente garantir que o negócio seja sustentável, duradouro e longevo, ele tem que gerar lucro. 

Boa gestão -  A gestão dentro do negócio não pode ser complicada. Ela tem que ser simples.  Estou falando do cuidado com o fluxo financeiro, saber o dinheiro que entra, o que sai, cuidar das contas a pagar e receber, entender quais são os gargalos do negócio porque isso permite a ele tomar decisões mais acertadas. Nesse sentido, as ferramentas financeiras podem ser boas aliadas. Você pode escolher onde vai fazer suas anotações, numa simples planilha ou num app. O importante é anotar tudo, todos os dias, ter constância e organização. 

Fazer a Gestão de Pessoas - É muito importante desenvolver uma boa gestão de pessoas, identificar os perfis pessoais, entender quais são as diferenças de comunicação com diferentes gerações e níveis de formação. A gente precisa como produtor estar pronto para se comunicar adequadamente com as pessoas. Muitas vezes ouvimos produtores ou nós mesmos reclamamos, dizendo que é difícil trabalhar com gente. Mas precisamos encarar o fato de que as pessoas não estão prontas nunca.  Só conseguimos ter  gente informada, bem preparada para o propósito de cada empresa quando nos comprometemos com isso. O produtor rural tem que formar pessoas engajadas e comprometidas com o negócio dele e não ter a ilusão de que elas vão chegar prontas.

 

 

Planejar o futuro - O produtor precisa saber planejar o futuro no curto, médio e longo prazo e acompanhar esse planejamento. Por que? Porque a maioria das situações que vivemos no agronegócio não vêm de surpresas e sim de coisas que acontecem todo ano, todo ciclo. Só que estamos sempre despreparados, sempre vivendo só o agora, resolvendo um probleminha aqui; outro probleminha ali, em vez  de termos um uma visão do ano todo. É possível me preparar para minimizar as perdas? Um cronograma assertivo ajuda a ter uma rotina mais organizada, otimizada e eficiente. Além disso, é possível saber sobre os objetivos e etapas de cada atividade. O planejamento deve incluir o acompanhamento de metas e monitoramento dos resultados, da plantação à colheita.

Comunicar-se adequadamente - Essa é muito importante. Todo mundo depende de alguma forma dos nossos negócios. Então essa comunicação, saber expressar como que a gente tem trabalhado pra preservar o ambiente, pra cuidar da nossa produtividade e produção é fundamental. Esse cuidado de saber levar isso e mostrar isso pro mundo é muito importante. 

Utilizar tecnologia - Aposte em inovações tecnológicas como drones, sensores e tarefas automatizadas que conseguem entregar informações precisas e garantir decisões cada vez mais acertadas. Mas Guilherme lembra que tecnologia é também investir numa nutrição adequada para o rebanho ou uma adubação específica para determinado solo ou cultura.

 

 

Atualize-se sempre - Separe um tempo para se atualizar a respeito das novidades do seu setor. Leia, pesquise e, na medida do possível, frequente feiras e eventos como congressos e seminários. Esses locais são excelentes para trocas de ideias e conhecimento.

Fonte: Itatiaia

 

Veja também:

GRUPO TILABRÁS AQUICULTURA TERÁ UM APORTE FINANCEIRO DE 50 MILHÕES DE REAIS DE FUNDO OCEAN 14 CAPITAL

AQUICULTURA: MAPA INVESTE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO PESCADO

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!