Notícias
Ornamentais
07 de Novembro de 2022 Aquaculture Brasil
Piscicultura Ornamental ganhará publicação técnica inédita

Se você cria peixes ornamentais sabe como é difícil conseguir informações técnicas confiáveis a respeito do tema. Foi pensando nessa lacuna que a Epamig - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - preparou uma publicação com informações inéditas a respeito dessa cadeia produtiva. O “Informe Agropecuário- Peixes Ornamentais” terá 88 páginas e estará disponível nas versões impressa e digital no final de novembro. 

 

 

Tudo numa linguagem técnica, mas bastante acessível”, disse a editora-chefe da publicação, Vânia Lacerda. Ela contou que a Epamig inaugurou há quatro anos o Centro de Referência em Piscicultura de Água Doce, que fica no campus Leopoldina, na Zona da Mata  e que os pesquisadores, envolvidos com o trabalho, logo perceberam que os criadores tinham muitas dúvidas e, muitas vezes, adotavam práticas não recomendadas por puro desconhecimento.  “Nossa expectativa é preencher essa lacuna e oferecer uma referência concreta e consistente ao segmento”, disse. 

A revista trará artigos e entrevistas com pesquisadores da própria Epamig, UFMG, Embrapa  e de faculdades do Norte do País que abordam temas como sistemas de produção, sanidade dos peixes, principais doenças e pragas, produção de água verde (específica para a piscicultura) e particularidades sobre as espécies Kinguios, Carpas Coloridas, Espada, Molinésia, Plati, Guppy e Acará Disco. “Escolhemos essas porque são as espécies mais procuradas em todo o país e as mais cultivadas na Zona da Mata, onde existe um polo de criação responsável por 70% da produção nacional”, disse Vânia.

 

 

O consultor técnico Marcelo Assano, conhecido nacionalmente, fala, em entrevista, sobre as vantagens e desvantagens da atividade, as dificuldades enfrentadas para se obter autorização de cultivo, o bom e rápido retorno econômico, a relativa facilidade de implantação, a imensa variedade de espécies, o mercado crescente e o prazer da criação que não demanda muito esforço físico e é prazerosa por lidar com belos e inspiradores exemplares de peixes.

A publicação estará disponível no site www.livrariaepamig.com.br. A versão digital custa R$ 12 e a impressa, R$ 15.

Fonte: Rádio Itatiaia

 

Veja também: 

PISCICULTURA ORNAMENTAL: UM MAR DE INFINITAS POSSIBILIDADES

ENCONTRO DE AQUARISTAS E 1ª EXPOSIÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS DE MURIAÉ E REGIÃO

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!