Notícias
Geral
30 de Setembro de 2022 Aquaculture Brasil
Pepinos do mar ‘Dark Maggot’ para encher os tanques de peixes do Havaí

A Kauaʻi Sea Farms, a Pacific American Foundation e a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) estão trabalhando para criar três espécies de pepino-do-mar na esperança de que se tornem produtos de exportação de alto valor, trazendo benefícios para o ecossistema local.

 

 

O projeto está ocorrendo no viveiro de peixes de Nomilo, na costa sudoeste de Kauai, no Havaí. Essa lagoa em particular, fica em uma cratera vulcânica extinta, e é uma das mais antigas e férteis de todo o estado. O Havaí abriga 488 desses chamados loko i’a, antigos sistemas de aquicultura que foram desenvolvidos para apoiar a piscicultura sustentável centenas, senão milhares, de anos atrás. No entanto, após a ocidentalização do Havaí no início do século 20, muitos loko i’a caíram em desuso.

 

lago de peixes loko i'a em Kauai Havaí

Imagem: loko i’a fishpond em Kauai, Havaí.
QuintalProdução/Getty

O Nomilo loko i’a estava abandonado desde 1992, depois que o furacão Iniki bloqueou seus canais de água do mar e interrompeu o fluxo de nutrientes entre a lagoa e o mar. No entanto, graças aos recentes esforços de restauração, Nomilo agora abriga uma comunidade saudável de espécies nativas. Mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Esperamos que este projeto possa ajudar a enfrentar alguns desafios que os loko i’a enfrentam, incluindo qualidade da água, fontes viáveis ​​de alimentos e receita para apoiar a restauração e o gerenciamento”, disse Tori Spence, especialista em aquicultura da NOAA, em comunicado.

 

pepino do mar no fundo do mar

Imagem: Pepinos do mar podem crescer até seis pés de comprimento.
WhitcomberRD/Getty

De acordo com Kaua’i Sea Farm: “Pepinos do mar são uma espécie-chave para os ecossistemas costeiros, que estão sofrendo com a sobrepesca em todo o mundo devido aos mercados de exportação de alto valor”.

 

 

Mas criá-los também tem outros benefícios não monetários. Os pepinos-do-mar servem como equipes de limpeza subaquática, recolhendo resíduos orgânicos e outros detritos que se depositaram no fundo do tanque de peixes.

Como as ostras e mariscos filtradores usados ​​em outras lagoas, os pepinos-do-mar podem melhorar a qualidade da água da lagoa. “Aumenta o número de peixes que podem prosperar na lagoa de uma só vez”, disse David Anderson, gerente de produção da Kaua’i Sea Farm, em um comunicado.

O projeto está focado na criação de três espécies de pepino-do-mar nativas do Havaí: o cantarilho do surfe e o peixe-teta branco, amplamente utilizados na comida e na medicina chinesa, e namako, uma espécie popular na culinária japonesa.

 

iguaria japonesa da sopa namako

Imagem: Sopa de pepino do mar. Os pepinos do mar Namako são uma iguaria na culinária japonesa.
bonchan/Getty

A primeira etapa do projeto envolve o cultivo de juvenis em tanques de incubação movidos a energia solar. Em seguida, a equipe realizará testes em diferentes ambientes de lagoas para explorar como os animais se comportam em diferentes condições. Na etapa final, Anderson e sua equipe farão parceria com o Hawaii Sea Grant — parte de uma rede nacional para promover a proteção dos recursos costeiros — para realizar workshops e desenvolver manuais de produção sobre como criar e sustentar diferentes espécies de pepino-do-mar havaiano.

 

 

Este projeto está investindo em uma oportunidade de usar a aquicultura restauradora para produzir um produto de exportação potencialmente de alto valor”, disse Anderson. “Ao mesmo tempo, vai restaurar os viveiros e aumentar a produção de pescado para a comunidade”.

Fonte: Etcepop

 

Veja também:

MULTINACIONAL ESPANHOLA DARÁ INICIO A COMERCIALIZAÇÃO DE POLVO CULTIVADO

MERCADO DE PROTEÍNAS DE ALGAS MARINHAS VOLTA A CRESCER

Categorias
Charges
Capa QUALIDADE DE ÁGUA
QUALIDADE DE ÁGUA
Charge Edição nº 26 Publicado em 06/11/2022
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!