Notícias
Cultivo de Peixes
29 de Setembro de 2022 Aquaculture Brasil
Estudo mostra concentração da produção aquícola em São Paulo

Apenas 12 municípios foram responsáveis por mais de 75% da produção aquícola do estado de São Paulo, em 2020. A concentração é alta e variou pouco no intervalo entre 2016 e 2020. Nesse período, 11 municípios estão sempre entre os maiores produtores: Santa Fé do Sul, Rifaina, Santa Clara d'Oeste, Sud Mennucci, Zacarias, Juquiá, Fartura, Panorama, Rubinéia, Caconde e Ilha Solteira. 

 

 

As informações integram estudo da Embrapa Territorial (Campinas, SP), com uma análise temporal e da dinâmica espacial da atividade aquícola em São Paulo, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado ocupa o segundo lugar no ranking da aquicultura nacional, com produção crescente. A tilápia é destaque, respondendo por 93% da produção local.

No ano 2020, mais recente analisado, 167 dos 645 municípios paulistas registraram alguma produção aquícola. No entanto, Santa Fé do Sul respondeu, sozinha, por 19% das 55.039 toneladas produzidas. Os 12 municípios que respondem por 75% da produção estão dispersos pelo território paulista, a maior parte deles próximos do Rio Tietê, Rio Paraná e Rio Grande. Há uma pequena concentração no Noroeste, onde há uma área contínua, formada por Ilha Solteira, Rubinéia, Santa Fé do Sul e Santa Clara d’Oeste. 

 

 

O analista Marcelo Fernando Fonseca, da Embrapa Territorial, explica que a primeira questão a ser respondida pelo trabalho era se havia concentração espacial da produção no estado que ocupa a segunda posição no ranking nacional. Os dados apontaram que há concentração e o estudo mostrou onde estão as principais áreas produtoras no território paulista. Para Fonseca, essas informações podem nortear políticas públicas e investimentos, para infraestrutura de suporte à produção e escoamento, por exemplo.

Em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) e outras instituições, a Embrapa Territorial tem desenvolvido soluções tecnológicas com dados sobre a aquicultura nacional e fatores que impactam a atividade. Uma delas é o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura Brasileira (SITE Aquicultura), lançado em 2021. O centro de pesquisa também está trabalhando no mapeamento de viveiros escavados para produção aquícola, utilizando imagens de satélite.

Fonte: EMBRAPA

 

Veja também: 

A PARTIR DE 2023 RAÇÕES PARA PISCICULTURA TERÃO ISENÇÃO DE PIS E COFINS REDUZINDO 6,5% O CUSTO COM ALIMENTAÇÃO

MARANHÃO É O QUINTO MAIOR PRODUTOR NACIONAL DE PESCADO

Categorias
Charges
Capa QUALIDADE DE ÁGUA
QUALIDADE DE ÁGUA
Charge Edição nº 26 Publicado em 06/11/2022
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!