Notícias
Geral
16 de Julho de 2020 Giovanni Lemos de Mello
Apoio à aquicultura para congelamento e estocagem

Enquanto no Brasil ainda existem pessoas discutindo se a aquicultura é sustentável ou não, numa tentativa utópica de fortalecer a pesca industrial e o consequente e trágico fim dos estoques naturais, a notícia de hoje selecionada por nossa redação aborda mais um exemplo da priorização da “agenda da aquicultura” (Emerenciano, 2020) em outros países.

Na Europa, o setor aquícola afetado pela pandemia do Covid-19 poderá ser candidato à obtenção de recursos governamentais, cobrindo os custos de manutenção da produção não comercializada, através de um novo fundo no valor de 1,25 milhões de Euros.

 

 

A linha de crédito está sendo oportunizada pelo “European Maritime and Fisheries Fund” e apoiará as empresas aquícolas, compensando os custos de transporte, processamento e estocagem para espécies como salmão e trutas, além de moluscos, até o fim de 2020.

“Vivemos um momento desafiador para a aquicultura, onde muitos empreendimentos estão incapazes de levar seus produtos até o mercado, entretanto, continuam a enfrentar altos custos operacionais”, relatou Fergus Ewing, Secretário de Economia Rural.

“O novo fundo, que oferecerá suporte financeiro para congelamento e estocagem de salmões, trutas e moluscos, objetiva que as empresas possam cobrir alguns de seus custos operacionais que tiveram ao tentar preservar os estoques durante a pandemia do Covid-19.

Julie Hesketh-Laird, CEO da Organização dos Produtores de Salmão da Escócia, disse que os salmonicultores foram inovadores. “Contudo, ainda existe a necessidade de vários aquicultores na estocagem temporária de seus produtos, até que o mercado externo se normalize. Nós estamos muito satisfeitos que o governo escocês tenha tido êxito no acesso a este fundo Europeu, nos auxiliando neste processo”.

Stephen Cameron, Diretor Administrativo do “Scottish Shellfish Marketing Group”, reforçou: “Em tempos de incertezas mercadológicas devido à pandemia, a disponibilidade deste fundo irá manter produtores e a indústria em geral com força máxima, viabilizando uma flexibilização no gerenciamento de nossos estoques e recursos humanos.

E você, já deu entrada no processo de obtenção do crédito do fundo brasileiro para apoio a aquicultura? Desculpe a ironia, mas a intenção é provocar o debate e vislumbrar oportunidades no âmbito da construção de políticas públicas no País. É a tal “agenda da aquicultura” que necessita ser construída.

 

Fonte: adaptado de worldfishing.net

 

Autor:
Dr. Giovanni Lemos de Mello
Editor Aquaculture Brasil
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
giovannidemello@gmail.com
@giovannidemello
Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!