Notícias
Geral
22 de Setembro de 2022 Aquaculture Brasil
Prefeitura inclui peixe na alimentação escolar e prato faz sucesso entre os alunos

Nesta quarta-feira (21), a alimentação da Escola Municipal Prof. Valdir Araújo, localizada no bairro Mansour, foi mais que especial. Quando o sinal que anunciava o início do intervalo soou, os alunos já estavam eufóricos aguardando a novidade que seria servida: o filé de tilápia.

 

 

Para Adriele de Freitas, diretora da escola, a inclusão do peixe no cardápio escolar proporcionou curiosidades entre os alunos, além de estudos multidisciplinares sobre o pescado. “É uma alegria imensa participar deste projeto. E antes de comerem o peixe, os alunos foram preparados para compreenderem a importância da variedade alimentar e o valor nutricional do pescado. Na questão pedagógica, o peixe também foi trabalhado amplamente nas disciplinas como o fonema, no Português; a cadeia alimentar, a anatomia, como protegê-los no meio ambiente e tantos outros assuntos, nas disciplinas de Ciências; além de envolvermos os pais incentivando o consumo”, pontuou a diretora. 

Prefeitura inclui peixe na alimentação escolar e prato faz sucesso entre os alunos 1

Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Enquanto o filé de tilápia era servido ao “molho” com arroz branco, couve e com saboroso molho de tomates, pimentões e ovos cozidos (outra opção proteica), os alunos já demonstravam a aceitação da novidade. Com o prato já vazio, Larissa Gomes, de 6 anos, aprovou o cardápio. “Já comi duas vezes. Tá muito delicioso! E eu também amo peixe! Gostei muito de comer aqui na escola”.

 

 

A nutricionista do programa municipal de alimentação escolar, Mariana Valiati, acompanhou todo o processo de preparação do peixe na Escola Municipal Prof. Valdir Araújo, e comemora a inclusão. “O pescado é um alimento de boa digestibilidade e com alto valor nutritivo. E um dos princípios da alimentação saudável e adequada, com certeza, é a variedade de produtos. O peixe é mais uma grande opção proteica que os alunos podem consumir, já que muitos deles, não têm o hábito ou acesso ao consumo em casa”, enfatizou a profissional.

Prefeitura inclui peixe na alimentação escolar e prato faz sucesso entre os alunos 2

Foto: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Implantação Peixe na Rede

No primeiro momento, o Projeto Peixe na Rede acontece em dez escolas municipais do ensino Fundamental. E antes que o pescado fosse servido aos alunos,  profissionais da Educação passaram por treinamento para armazenar e preparar o peixe de forma correta e saborosa (clique aqui).

 

 

Foram cerca de 60 servidores municipais que tiveram todo o treinamento de manipulação e preparação dos filés de tilápia, com o renomado chef de cozinha e especialista em alimentação saudável, Zé Henrique Pareja. Estamos fazendo o possível para que a adesão continue nos surpreendendo, sendo tão positiva e proporcionando aos nossos alunos, hábitos mais saudáveis e conscientes”, destacou Tania Toledo, secretária Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!