Notícias
Geral
15 de Julho de 2020 Giovanni Lemos de Mello
Certificadora concede novo status ao camarão tailandês

O “Thai Union Group”, maior exportador de camarão da Tailândia (Estados Unidos e Japão são os seus principais mercados), congratulou-se com a decisão do Monterey Bay Aquarium em atribuir uma classificação de sustentabilidade superior aos camarões produzidos no País.

O programa “Seafood Watch” do Monterey Bay Aquarium avalia a sustentabilidade ecológica de frutos do mar capturados pela pesca extrativa e/ou produzidos pela aquicultura, comumente encontrados no mercado dos Estados Unidos. A Watch define critérios de sustentabilidade a estes frutos do mar, indicando a manutenção ou aumento da produção a longo prazo, sem comprometer os ecossistemas naturais.

A Seafood Watch elabora suas recomendações baseado em critérios técnico-científicos, traduzindo estas informações para o público em geral na forma de guias de bolso regionais, os quais podem ser baixados no site da instituição. Os objetivos do programa são aumentar a conscientização sobre a conservação dos oceanos e capacitar consumidores e empresas de frutos do mar a fazer escolhas saudáveis, com olhar no meio ambiente.

A Seafood Watch acredita que os métodos de criação de camarão na Tailândia melhoraram desde a última avaliação do setor, levando à mudança na classificação de status vermelho de "evitar" para o status amarelo "boa alternativa".

 

 

Hoje, os aquicultores tailandeses gerenciam sua qualidade da água com mais eficiência e, em resposta aos desafios sanitários, reduziram a troca de água dos sistemas de produção com o meio ambiente, tornando-se mais biosseguros.

O relatório Seafood Watch ilustra que houve melhorias na sustentabilidade no âmbito dos ingredientes das rações, embora faça uma ressalva para que haja um esforço contínuo para tornar a pesca tailandesa mais sustentável.

Para que a Tailândia atinja a cobiçada "classificação de melhor escolha", o relatório indica que a implementação e a aplicação legislações locais – que vão desde o efluente aquícola até a gestão da pesca – precisam continuar aprimoradas, de acordo com a ciência e obedecendo as melhores práticas.

O Dr. Darian McBain, diretor global de assuntos corporativos e sustentabilidade da Thai Union, disse que a empresa continua a trabalhar em parceiros, incluindo o Governo Real da Tailândia, com intuito de promover os camarões da Tailândia para uma classificação de "melhor escolha".

A Thai Union também está colaborando com o Aquaculture Stewardship Council (ASC) e as Melhores Práticas de Aquicultura (BAP), visando aumentar o número de carciniculturas certificadas na Tailândia.

"Na Thai Union, levamos nosso compromisso com frutos do mar sustentáveis ​​incrivelmente a sério", disse McBain. "Estamos orgulhosos de ser um líder global em sustentabilidade nos frutos do mar e estamos continuamente buscando como podemos garantir que os produtos que entregamos a nossos clientes em todo o mundo estejam sendo adquiridos com responsabilidade."

 

Saiba mais sobre a Thai Union Group em: www.thaiunion.com

Conheça o programa Seafood Watch, do Monterey Bay Aquarium clicando aqui:  https://www.seafoodwatch.org/

Faça o download do relatório da Seafood Watch, tema desta notícia, neste link: https://www.seafoodwatch.org/-/m/sfw/pdf/reports/s/mba_seafoodwatch_thaifarmedshrimpreport.pdf

 

Autor:
Dr. Giovanni Lemos de Mello
Editor Aquaculture Brasil
Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
giovannidemello@gmail.com
@giovannidemello
Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!