Notícias
Ornamentais
07 de Setembro de 2022 Aquaculture Brasil
Encontro de aquaristas e 1ª exposição de peixes ornamentais de Muriaé e Região

A cidade mineira de Muriaé, localizada a cerca de 300km de Belo Horizonte, recebeu esse grande evento, representando sete cidades da região que fazem parte do Polo responsável por cerca de 70% da produção de peixes ornamentais no nosso País. O Encontro aconteceu no dia 4 de Setembro no Parque de Exposições da cidade. Entre os dias 3 e 7 de setembro também aconteceu a 1ª Exposição de Peixes Ornamentais de Muriaé e Região, onde diversos peixes foram expostos no pavilhão do local, contando com a presença de vinte e dois expositores, com entrada gratuita para o público. 

 


O evento teve a presença de vários aquários com peixes, piscicultores, fabricante de rações, distribuidores, lojistas, importadores, pesquisadores, alunos e, também, institutos estaduais e federais, além da presença de toda a população local, já que o evento aconteceu junto da exposição de agropecuária municipal.

A criação de peixes em aquários, tanques ou até mesmo lagos artificiais é uma prática antiga: evidências arqueológicas apontam que uma das primeiras civilizações do mundo praticavam este hobby no ano de 4.500 A. C., assim como os egípcios, que consideravam estes animais sagrados. Porém, a expansão dessa indústria ocorreu entre os anos de 1920 e 1930, quando diferentes espécies começaram a ser exportadas do sul da Ásia para outros países ao redor do mundo. Atualmente, o comércio de peixes ornamentais é uma indústria milionária, movimentando cerca de 44 milhões de dólares por ano, e algumas espécies podem chegar a valer até 400 mil dólares.

Muriaé-MG, junto das outras cidades vizinhas, é conhecida por fazer parte do maior polo produtivo de peixes ornamentais da América Latina, sendo responsável pelo abastecimento de grande parte do mercado brasileiro. A atividade já existe por mais trinta anos nessa região, onde cerca de 400 famílias de pequenos agricultores produzem mais de 50 espécies diferentes. 

 

 

Evandro Alves da Silva, organizador do encontro, deixou claro que é um segmento totalmente apaixonante, além de muito lucrativo. Porém, a organização deste ano vai fazer algo diferente de tudo que já foi feito.

“Em 2015, eu, como representante dos aquaristas, vi a necessidade de se fazer um encontro. A gente ama o hobby e, como temos diversos grupos de aquaristas nas redes sociais, decidimos criar uma confraternização. No primeiro ano, contamos com a presença de 40 pessoas. Em 2016, foram 100. Em 2017, praticamente 300 pessoas. O evento sempre foi crescendo e, esse ano, a expectativa está muito alta”, contou o organizador.

Evandro, que também possui seu próprio aquário em casa, comentou sobre a pausa que tiveram de fazer em função da pandemia da Covid-19. Hoje, em 2022, com a situação bem mais tranquila, a Prefeitura de Muriaé, o Sindicato Rural de Muriaé e o Sebrae de Minas Gerais o convidaram para a organização de algo maior: dessa vez, não foi realizado apenas o encontro, mas um grande evento, com um pavilhão completo para o setor de aquarismo nacional, dentro da 65ª Exposição Agropecuária de Muriaé, evento já tradicional da cidade.

“Nunca tivemos o aquarismo junto com a agricultura e pecuária! Eu creio em um público muito grande passou nesse pavilhão entre os dias 3 e 7 de setembro. Principalmente no domingo, com o nosso encontro. A Organização do evento está muito orgulhosa.”

Evandro comenta que foram colocados esses peixes nos mais de 50 aquários do pavilhão, com a presença de tanques de até 5 mil litros, expondo peixes muito grandes, como Pirararas de 30 kg e Pirarucus, muito presentes na pesca esportiva.
O Polo responsável por esse grande número de produção de peixes ornamentais, foi instituído em 2016 pela lei 22.111 e integra os Municípios de Muriaé, Miradouro, Vieiras, São Francisco do Glória, Patrocínio de Muriaé, Eugenópolis, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira.  

 


“Nessa edição tivemos a participação muito importante do setor de pesquisa, como professores de universidades e pesquisadores, trazendo uma novidade inédita ao evento: a oportunidade de analisar a condição de saúde dos peixes com utilização de microscópio. O produtor que se interessar, de maneira gratuita, no domingo, dia 4, podere levar seu peixe para análise”, diz a organização, que finaliza comentando que foi um evento muito importante, organizado com muito carinho.

Fonte: fishtv

 

Veja também:

PISCICULTURA ORNAMENTAL: UM MAR DE INFINITAS POSSIBILIDADES

UTILIZAÇÃO DE CASCA DE CAMARÃO EM EMBALAGENS VENCE CONCURSO DE IDEIAS

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!