Notícias
Geral
06 de Setembro de 2022 Aquaculture Brasil
IFC 2022 traz alternativas de reuso da água e redução de efluentes

O uso racional da água na piscicultura em tempos de escassez hídrica bem como alternativas de reuso da mesma e a redução de efluentes na atividade encerrou as palestras do bloco de nutrição, realizado durante o segundo dia do International Fish Congress & Expo 2022 (IFC2022), evento que ocorreu entre os dias 30 de agosto até 02 de setembro em Foz do Iguaçu.

 

 

O Engenheiro de Pesca e Professor Altevir Signor, também coordenador da pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), ministrou a palestra que trouxe como destaque as tecnologias no controle do uso da água e as alternativas de utilização e redução de efluentes produzidos pela cultura.

altevir-signor-reuso-da-agua

Signor destacou também a importância de uma produção mais sustentável e um uso cuidadoso da água que temos disponível para a produção de alimentos:

“Entre os grandes desafios que temos atualmente, está a produção de alimentos sustentáveis para atender ao final de 2022 cerca de 8 bilhões de pessoas e em 2050, mais de 10 bilhões de pessoas […]. Para isso nós precisamos do conhecimento, do desenvolvimento tecnológico, da mão de obra qualificada e infraestrutura, assim como disponibilidade de água, um solo preservado e uma boa gestão para que possamos alcançar as demandas futuras.”

Citando os palestrantes anteriores que também falaram sobre a importância da dieta oferecida aos pescados na qualidade da água, Signor salientou que “uma melhoria nutricional das dietas é importante para a redução do impacto relacionado e diretamente vinculado aos rios, lagos e reservatórios, que em grande parte já estão atingindo seus limites de diluição”.

A qualidade da água é um dos parâmetros mais importantes dentro da atividade aquícola. Qualquer problema que aconteça com a água utilizada na produção impactará imediatamente os peixes e consequentemente acarretará perdas na atividade.

 

 

Para controle dessa qualidade, o Prof. Altevir comenta que é necessário conhecer a realidade atual da bacia hidrográfica da região onde está sendo produzido o pescado e, posteriormente, mensurar e analisar qual está sendo a contribuição em efluentes da atividade para aquela região.

Como uma das alternativas de reuso da água da atividade e consequente redução de efluentes destinados ao meio ambiente, Signor cita o sistema de produção Bioflocos como uma delas.

 

 

O palestrante encerrou sua apresentação destacando novamente a importância do uso consciente e cuidadoso da água, uma vez que futuramente enfrentaremos problemas relacionados à falta de água em volume e que é a partir dessa água que a piscicultura trabalha e se desenvolve cada dia mais.

Sobre o IFC 2022

O 4º International Fish Congress tem coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (FUNDEP) e da Unioeste. Patrocinam o IFC Brasil 2022: Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fomento Paraná, Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Confederação Nacional da Agricultua (CNA, Federações e Sindicatos, Tilabrás, Cooperativa Copacol, Sistema FAEP/SENAR-PR e Cooperativa C.Vale.

Fonte: Nutrinews

 

Veja também

PESCADO BRASILEIRO MIRA PROMISSOR MERCADO MUÇULMANO

EMPRESA CHINESA ESTUDA IMPLANTAR FÁBRICA E FRIGORÍFICO QUE PODEM GERAR 300 EMPREGOS NO TOCANTINS

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!