Notícias
Geral
24 de Agosto de 2022 Aquaculture Brasil
Conheça a importância do consumo de peixe; proteína se destaca pela qualidade e benefícios à saúde

Com o interesse crescente da população por uma alimentação saudável, o peixe destaca-se, pela qualidade e por ser fonte de proteína que proporciona benefícios à saúde, superiores a muitas outras proteínas animais. Esse interesse, aliado ao aumento dos preços dos produtos, fez com que o consumo de peixes fosse o maior já visto no país nos últimos anos.

 


O peixe está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Também atrai cada vez mais consumidores no mercado internacional. De acordo com o Ministério da Economia, compilado pela Embrapa Pesca e Aquicultura em cooperação com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixes BR), de janeiro de 2021 a setembro de 2021, as exportações do setor somaram U$ 12,8 milhões, o mesmo valor do ano anterior. O crescimento trimestral foi de 4,4%. No período de janeiro e junho de 2022 foram U$ 14,35 milhões de toneladas de pescado.

Em 2030 a demanda mundial pode atingir cerca de 100 milhões de toneladas de pescado, com consumo de 16 kg para 22,5 kg por pessoa ao ano. O Brasil tem potencial para atender 20% dessa demanda, a estimativa é da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O peixe tem sido considerado alimento para o cérebro. Um estudo recente sugere que não é apenas por causa de seu conteúdo de ômega-3 embora a pesquisa também tenha encontrado uma ligação entre o ômega-3 e o declínio cognitivo mais lento. Os pesquisadores compararam o volume cerebral de pessoas que comiam peixe e aquelas que não comiam e descobriram que assar ou grelhar peixe estava associado com volumes maiores de massa cinzenta, independentemente dos níveis de ômega-3.

 

 

Cyrus Raji, professor assistente de radiologia e neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Washington, relatou: “O tamanho do nosso cérebro muda à medida que a saúde e a doença melhoram. Quanto mais neurônios você tiver, maior será o tamanho do seu cérebro”. Estudos mostram a relação entre participantes que não consomem peixe e participantes que consomem peixe semanalmente e, observaram que essas pessoas tinham maior volume cerebral, especialmente os lobos frontais, que são importantes para a concentração, e as regiões temporais, que são importantes para a memória, aprendizado e cognição.

À medida que a população mundial cresce a demanda por alimentos proteicos e alimentos com baixo teor de gordura cresce proporcionalmente. A procura por pescado vem crescendo nos últimos anos devido às características nutritivas e composição química próxima dos bovinos e suínos. Atualmente, o mercado contém variedades de produtos derivados de peixes, entre estes tem-se: filé de tilápia, steak de tilápia empanado, filé de tilápia empanado, costelinha de tambaqui a palito, tirinhas de tilápia, isca de filé de tilápia, bolinho de bacalhau e bolinho de filé de tilápia.

A procura por pescado para produzir fishburguer - produtos elaborados à base de carne de peixe desossada, sem pele e vísceras, moídas, temperada, moldada, podendo ser ou não congelada, defumada ou não – está crescendo cada vez mais. Além dos fishburguers da espécie de tilápia, existem vários outros tipos de fishburguers com peixes de espécie diferentes como por exemplo: biquara, salmão, saramunete, bagre prateado, mandi-pintado e cachara que também são opções de aproveitamento do pescado para a alimentação humana.

 

 

Consumir peixe regularmente traz benefícios à saúde com objetivo de melhorar a memória, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e dentes. O peixe é rico em gorduras boas, contém 22 g de proteínas, vitaminas, e contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A carne de peixe está nos hábitos alimentares mais saudáveis do consumidor. Mas será que podemos dizer que a carne de peixe é considerada saudável? Sim!!! A carne de pescado possui fontes nutricionais importantes para o funcionamento do organismo.

O peixe possui proteína de alto valor biológico que ao ser absorvida é excelente para o organismo. As gorduras presentes no peixe são boas para a saúde? Estudos mostram que os peixes podem contribuir com o ômega-3 e ômega-6 que são essenciais para se ter uma vida saudável. Desta forma, os peixes podem proporcionar um bom funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico e produção hormonal. A carne de pescado, além de ser um alimento de baixo valor calórico, se ingerida regularmente é um precursor da absorção de vitaminas e minerais como: zinco, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, selênio, cobre, vitamina B e vitamina C.

Autores: Clistiane Santos Santana; Lucas Silva Peixoto; Roselene Ferreira Oliveira; Lairy Silva Coutinho; Adriano Carvalho Costa; Marco Antônio Pereira da Silva.

Fonte: Compre Rural

 

Veja também

RESÍDUOS DO PESCADO SÃO APROVEITADOS PARA PRODUZIR SUPLEMENTO ALIMENTAR

PEIXE BR LEVA PISCICULTURA E DEGUSTAÇÃO DE TILÁPIA E TAMBAQUI AO SIAVS

 

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!