Notícias
Geral
10 de Agosto de 2022 Aquaculture Brasil
Fish Expo 2022 reunirá mais de 100 expositores do Brasil, Chile, Estados Unidos e India

Tecnologias de vindas de países produtores de pescadoserão as estrelas da FISH EXPO 2022 ,realizado nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro no Maestra Convention Center do Resort Recanto Cataratas em Foz do Iguaçu – PR. O encontro que discute mercado e novas fronteiras para o pescado brasileiro no cenário global reúne os principais players do setor no 4° International Fish Congress & Fish Expo Brasil, evento que congrega feira de tecnologias, congresso, mostra de trabalhos científicos e rodada de negócios. Uma das tecnologias mais aguardadas e inéditas é um sistema de inteligência artificial quemede a biomassa dos peixes em tempo real, detectando qualquer alteração de comportamento que indique desconforto ou enfermidade. A tecnologia permite o monitoramento do sistema de gerenciamento que é feito por um conjunto de câmeras subaquáticas (de alta definição) colocadas nos tanques, que servem para observar, online, o comportamento dos peixes para decidir quando começar, ajustar e terminar a alimentação, verificar visualmente as condições da água e também, monitorar a saúde e peso.

 

 

A empresa brasileira MQpack parceira na Siemens em soluções para o processamento e embalagem de pescado usando IOT e Inteligência artificial é quem trás a tecnologia para o IFC2022. O CEO da MQpack, Marcos Queiroz, destaca que o uso inteligência de dados gerada pela digitalização permitiu fornecer máquinas mais inteligentes ao mercado. “Ao conectar os dados das máquinas a companhia consegue entregar para os seus clientes produtos mais inteligentes, coletando, armazenando e, gerando base de conhecimento do processo produtivo específico do cliente, o que resultou ótimos efeitos financeiros”. Outra tecnologia que será apresentada seráum sistema operacional de Internet das CoisasIOT da Siemens baseado em nuvem, MindShere que oferece uma plataforma de serviço em nuvem (PaaS) escalável e econômica, que auxilia no armazenamento de dados, além de servir para o desenvolvimento de novos aplicativos.

A gigante indiana Garware vai apresentar as tecnologias em telas para tanques rede de alta resistência a predadores. A empresa especialista em tanques redepara aquicultura, desenvolveu a tecnologia de sistemas predadores com forte presença nos mercados desenvolvidos do Canadá, EUA, Noruega, Escócia, Austrália, Nova Zelândia e Chile.

A Diretora Executiva Eliana Panty destaca o crescimento de 50% da feira e ampliação do foco em negócios “A Fish Expo vai receber as melhores novidades tecnológicas de empresas americanas, chilenas, islandesas, norueguesas, francesas e asiáticas. Uma feira de negócios que vai reunir empresas de todos os elos da cadeia com lançamentos, ofertas exclusivas e participante de todo o país e da América Latina. Teremos uma nova área chamada Hands On Aqua, destinada à tecnologias de RAS e onde os expositores poderão demonstrar as funcionalidades de equipamentos para aquicultura. Teremos a presença do Clube de Inovação do Chile que vai trazer 5 empresas de destaque em tecnologias para aquicultura”.

 

 

Quarta edição Fish Expo

A edição que marca a expansão do evento para América Latina tem foco em propor alternativas e reunir estratégias para o crescimento sustentável e desenvolvimento responsável do setor. Participam dos painéis e debates especialistas de cinco continentes com diferentes visões e experiências para uma aquicultura orientada para ampliar mercados interno e externo como impulsionador da produção de pescado para o Brasil e o mundo. Serão três dias de palestras, painéis, debates e feira de negócios em evento presencial com transmissão ao vivo, com tradução para o espanhol e on demand em plataforma de streaming exclusiva.

O Ex. Ministro da Pesca e Presidente do IFC Brasil – Altemir Gregolin o IFC 2022 propõe uma discussão de temas transversais ao setor, com propósito de orientar o crescimento de forma ordenada e conectada com as tendências mundiais de consumo. “O IFC assume uma dimensão inédita em 2022. Desde o início, tem como objetivo central ser um grande instrumento de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva de pescado no Brasil. Ao apontar tendências, expor o que tem de melhor em tecnologias e apresentar caminhos e ações para o desenvolvimento, o IFC Brasil uniformiza informações e coloca todos os atores numa mesma sintonia e trabalhando numa mesma direção”.

Certificadora Cdial Halal é patrocinadora e apoiadora do IFC 2022

A Cdial Halal, referência mundial em certificação de produtos e serviços Halal é patrocinadora e apoiadora conformada no IFC 2022. A certificadora mais de 35 anos no mercado e o certificado é aceito em mais de 150 países. Esta é a primeira participação da certificadora em um evento específico do segmento de pescado, refletindo o crescimento do interesse desse mercado exigente no produto brasileiro. A certificadora participará ainda de um painel sobre Mercado Mundial e Nacional de Pescados que abordará o estado atual e tendências da produção, consumo e comércio mundial de pescados; exportações brasileiras de pescado, evolução, desafios e tendências.

As expectativas para o ano de 2024 é que o mercado Halal como um todo movimente 5,7 trilhões de dólares, sendo o setor de alimentos Halal o principal, com expectativa de movimentar 1,38 trilhões de dólares até 2024.

 

 

Parcerias internacionais

IFC Brasil sediará uma reunião internacional do Projeto ASTRAL - iniciativa financiada pela União Europeia e coordenado pela NORCE- Centro de Investigação da Noruega e presente em mais de 15 países. O encontro reúne Instituições de Pesquisa, Universidades e Empresas Brasileiras, com foco em parcerias no Brasil. Com o lema “Toda a aquicultura sustentável, rentável e resiliente do Oceano Atlântico”, o projeto que foi iniciado com a Universidade Federal de Rio Grande - FURG, agora quer ampliar as parcerias para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável, rentável e cada vez mais demandada no mercado global, através da produção em sistema multitrófico

Numa parceria entre o IFC Brasil e a rede BluEco Net financiada pelo BMBF - Ministerio Alemão de Educacao e Pesquisa e coordenada pelo Centro de Aquacultura do Instituto Alfred-Wegener em Bremerhaven, Alemanha, será realizado o Primeiro Workshop Internacional em Sistemas de Recirculação na Aquicultura.

A rede BlueEco Net tematiza a bioeconomia bi-nacional (Alemanha-Brasil) com um foco temático especificamente na sustentabilidade de toda a cadeia de valor da indústria da aquicultura, incluindo seus setores associados de serviços, provedores de tecnologia, fornecedores de matéria-prima (animais, plantas, agricultura) e seus clientes na indústria de alimentos.

O workshop concentra-se na tecnologia RAS e sua aplicabilidade na aquicultura. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de uma produção eficiente de peixe e camarões em sistemas fechados. As metas incluem dar uma visão geral da situação atual na Alemanha/Europa sobre RAS e BFT, de um ponto de vista empresarial, incluindo possíveis obstáculos tecnológicos e soluções encontradas, bem como técnicas para reduzir os custos no sistema de produção e exemplos de empresas solidificadas que o tornaram rentável na Alemanha.

A programação deste workshop foi elaborada para propiciar uma visão atual dos desafios técnicos e econômicos da tecnologia RAS em diferentes países, neste caso a Alemanha e o Brasil.

Programação IFC 2022

A programação do IFC 2022 estará repleta de novidades e conferencistas que são expoentes em suas áreas no país e em nível internacional, revela Gregolin “Com os pés no presente e os olhos focados no futuro - uma diversidade de temas serão abordados em uma programação relevante. O debate sobre o mercado e competitividade do pescado brasileiro será um dos pontos fortes a ser discutido com a presença de empresas brasileiras e de Matthew Alexander Perez – CEO da AQUANITA, grande importadora americana, que mostrará o perfil e o potencial daquele mercado para o nosso pescado”.

O debate sobre “Inovações e Tendências Tecnológicas” contará com a presença de Diego Lages - Diretor Global da Marel Fish da Islândia, uma das maiores empresas do setor de tecnologias para processamento de pescado e do Dr. Adolfo Alvial - Diretor Executivo do Clube de Inovação Aquícola do Chile. No bloco, Sistemas de Produção, destaque para presença do Dr. Keith Morris M.Sc, Global Marketing Manager da Phibro Aqua que tratará da importância da “Mitigação do estresse na aquicultura para elevar a produtividade e a sanidade dos animais”. Outro destaque será o debate sobre a “Produção em sistema de recirculação – RAS” com o Simon Dureijka - Diretor de Produção da empresa Infinite Sea da Alemanha e Marcelo Shei da empresa Altamar.

Destaque também para a palestra do PhD. Rajesh Joshi - Pesquisador Senior da GenoMar Genetics – Noruega, pesquisador cujos estudos de pesquisa são os mais consultados atualmente. Ele abordará o tema “Inovação na criação seletiva para uma indústria rentável de tilápia do Nilo”. Na área de nutrição atenção especial para o “Uso de aditivos enzimáticos nas dietas de peixes para melhorar a qualidade de água e performance animal”,com o Dr. Alexandre Barbosa de Brito, Gerente Técnico da ABvista para América Latina.

Como participar?

As inscrições podem ser feitas no site  até o dia 18 de agosto com o valor de R$500,00 para profissionais e R$300 para estudantes.

IFC BRASIL tem apoio do setor

O 4º International Fish Congress tem coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação(FUNDEP) e da UNIOESTE com apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel.O IFC 2021 conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e Sistema FAEP/SENAR-PR. Como parceiro o evento tem a Caixa Econômica Federal, que lançou recentemente linhas de crédito exclusivas para o agronegócio.

Fonte: IFC Brasil

 

Veja também

GOVERNADOR DO PARANÁ, RATINHO JÚNIOR, CONFIRMA APOIO E PRESENÇA NO IFC BRASIL 2022

INOVAÇÕES NA AQUICULTURA: UM DOS DESTAQUES É O LANÇAMENTO DA PRIMEIRA VACINADORA AUTOMATIZADA DO BRASIL

 

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!