Notícias
Cultivo de Peixes
01 de Agosto de 2022 Aquaculture Brasil
Massaranduba é destaque na produção de tilápias em SC

Massaranduba é referência na organização dos produtores e na produtividade de piscicultura de água doce. Atualmente conta com 94 produtores comerciais que obtêm uma produção superior a 1.700 toneladas ao ano, sendo o maior produtor de peixe de água doce do Estado.

 


A União de Referência Técnica implantada em 2016, no Braço Direito, recebeu recursos do SC Rural para compra de equipamentos e tem por objetivo fazer o acompanhamento técnico gerencial do cultivo de tilápia e observar o desenvolvimento da tilápia gift melhorada por pesquisadores da Epagri. Segundo dados informados pela engenheira agrônoma da Epagri, Tatiane Carina da Silva, em 2016 a lâmina d`água utilizada para criação de peixes era de 123 hectares e uma produção de 1.741 toneladas de peixe, com valor de produção de R$ 7,8 milhões.

Massaranduba tem unidade de pesquisa sobre tilápia gift

A implantação de uma Unidade de Referência Técnica de Piscicultura (URT) em Massaranduba tem permitido à Epagri realizar pesquisa participativa com a avaliação a campo do desenvolvimento da Tilápia Gift Epagri e o acompanhamento técnico gerencial para levantamento dos custos de produção. Segundo a extensionista rural Tatiane C. da Silva, responsável pela unidade no Município, o acompanhamento de uma propriedade de referência se faz importante para identificar os pontos críticos da atividade. “E apontar, assim, ações que diminuam os custos de produção e possibilitem o desenvolvimento de tecnologias viáveis ao método produtivo utilizado”, diz.

 

 

O Município se destaca como o maior produtor de peixe do Estado. Considerando a importância social e econômica da atividade, a URT foi implantada no município em dezembro de 2016, na propriedade de Marcelo Luchetta, no Braço Direito. “Por ser um município de destaque na produção de tilápias, é um ótimo local de campo experimental para observação do desenvolvimento da Tilápia Gift, que é objeto de estudo para o melhoramento da espécie por parte da pesquisa do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap)”, registra Tatiane.

Acompanhamento 

É feito a cada 15 dias, o viveiro escavado com 1700 m² foi povoado com nove mil alevinos da Tilápia Gift Epagri, mantendo uma densidade 5 peixes/m². Na avaliação realizada em 17 de maio de 2017, os peixes estavam com 29 cm e 588 gramas de média, apresentando uma conversão alimentar de 1,16 e um ganho médio de peso de 3,5 gramas/dia, o que é um ótimo resultado para um período de 166 dias de cultivo, de acordo com a extensionista. Ela explica que o acompanhamento é realizado quinzenalmente com biometrias, análises da qualidade de água do viveiro e anotação dos custos de produção, com o apoio dos pesquisadores do Cedap. (Com informações da Epagri).

 

Veja a notícia na íntregra clicando aqui 

 

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu/JVD Online

 

Veja também

RENTABILIDADE DA PISCICULTURA ESTÁ EM RISCO COM AÇÃO DAS MICOTOXINAS

GOVERNO DO AMAZONAS REALIZA OFICINA DE "CHIPAGEM" DE PEIXES

Categorias
Charges
Capa quando o cão pastor é de um produtor de peixes
quando o cão pastor é de um produtor de peixes
Charge Edição nº 22 Publicado em 28/07/2021
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!