Notícias
Cultivo de Peixes
01 de Agosto de 2022 Aquaculture Brasil
Massaranduba é destaque na produção de tilápias em SC

Massaranduba é referência na organização dos produtores e na produtividade de piscicultura de água doce. Atualmente conta com 94 produtores comerciais que obtêm uma produção superior a 1.700 toneladas ao ano, sendo o maior produtor de peixe de água doce do Estado.

 


A União de Referência Técnica implantada em 2016, no Braço Direito, recebeu recursos do SC Rural para compra de equipamentos e tem por objetivo fazer o acompanhamento técnico gerencial do cultivo de tilápia e observar o desenvolvimento da tilápia gift melhorada por pesquisadores da Epagri. Segundo dados informados pela engenheira agrônoma da Epagri, Tatiane Carina da Silva, em 2016 a lâmina d`água utilizada para criação de peixes era de 123 hectares e uma produção de 1.741 toneladas de peixe, com valor de produção de R$ 7,8 milhões.

Massaranduba tem unidade de pesquisa sobre tilápia gift

A implantação de uma Unidade de Referência Técnica de Piscicultura (URT) em Massaranduba tem permitido à Epagri realizar pesquisa participativa com a avaliação a campo do desenvolvimento da Tilápia Gift Epagri e o acompanhamento técnico gerencial para levantamento dos custos de produção. Segundo a extensionista rural Tatiane C. da Silva, responsável pela unidade no Município, o acompanhamento de uma propriedade de referência se faz importante para identificar os pontos críticos da atividade. “E apontar, assim, ações que diminuam os custos de produção e possibilitem o desenvolvimento de tecnologias viáveis ao método produtivo utilizado”, diz.

 

 

O Município se destaca como o maior produtor de peixe do Estado. Considerando a importância social e econômica da atividade, a URT foi implantada no município em dezembro de 2016, na propriedade de Marcelo Luchetta, no Braço Direito. “Por ser um município de destaque na produção de tilápias, é um ótimo local de campo experimental para observação do desenvolvimento da Tilápia Gift, que é objeto de estudo para o melhoramento da espécie por parte da pesquisa do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap)”, registra Tatiane.

Acompanhamento 

É feito a cada 15 dias, o viveiro escavado com 1700 m² foi povoado com nove mil alevinos da Tilápia Gift Epagri, mantendo uma densidade 5 peixes/m². Na avaliação realizada em 17 de maio de 2017, os peixes estavam com 29 cm e 588 gramas de média, apresentando uma conversão alimentar de 1,16 e um ganho médio de peso de 3,5 gramas/dia, o que é um ótimo resultado para um período de 166 dias de cultivo, de acordo com a extensionista. Ela explica que o acompanhamento é realizado quinzenalmente com biometrias, análises da qualidade de água do viveiro e anotação dos custos de produção, com o apoio dos pesquisadores do Cedap. (Com informações da Epagri).

 

Veja a notícia na íntregra clicando aqui 

 

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu/JVD Online

 

Veja também

RENTABILIDADE DA PISCICULTURA ESTÁ EM RISCO COM AÇÃO DAS MICOTOXINAS

GOVERNO DO AMAZONAS REALIZA OFICINA DE "CHIPAGEM" DE PEIXES

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!