Notícias
Geral
09 de Julho de 2020 Giovanni Lemos de Mello
Japão lança primeiro AIP

O primeiro AIP – “aquaculture improvement project”, ou “projeto de melhoria aquícola” foi lançado em 30 de junho de 2020 no Japão, focado na produção de pargo. A iniciativa envolve duas fazendas pertencentes e operadas por Urata Suisan, com sede na cidade de Goshoura, nas Ilhas Amakusa, província de Kumamoto.

Kumamoto possui o segundo maior volume anual de produção de pargo no Japão, cerca de 10.000 toneladas, sendo a espécie responsável ​​por mais da metade da produção de peixes da região. Muitas vezes, é cultivada ao lado de olhetes, que compõem a maior parcela da outra metade da piscicultura na província. No entanto, a dourada (“madai”, em japonês) não é um produto típico de exportação do Japão, sendo servida principalmente grelhada inteira em celebrações, embora também seja um item de sashimi ou sushi.

Um AIP é uma abordagem visando a certificação do Aquaculture Stewardship Council (ASC). A partir do desenvolvimento de um plano de ação, busca-se corrigir eventuais lacunas no processo produtivo, sendo o progresso monitorado a partir de uma ferramenta de benchmarking. O processo pode levar a uma avaliação completa do ASC. Urata Suisan pretende obter a certificação em 2021.

As melhorias a serem implementadas através do AIP incluem o monitoramento dos impactos ambientais dos tanques-rede para o ecossistema e habitats ao redor; garantir a sustentabilidade da ração e do processo de abate de peixes; manejo de doenças e parasitas; e desenvolvimento de políticas e diretrizes de responsabilidade social.

 

 

Os AIP são realizados como um esforço colaborativo entre vários interessados, incluindo produtores, distribuidores e ONGs. Neste projeto, a empresa está colaborando no projeto com a “Kumamoto Seawater Culture Fisheries Cooperative Association” e o “Seafood Legacy”, uma consultoria sediada em Tóquio que estabelece vínculos entre ONGs com viés de sustentabilidade e empresas privadas.

"Nós nos esforçamos para que este projeto seja um modelo positivo que leve à prosperidade para os participantes e sua região e contribua para a estratégia de crescimento da indústria aquícola doméstica no Japão", disse o vice-presidente do Seafood Legacy e COO Shunji Murakami.

Atualmente, existe outra fazenda de criação de pargo avançando em direção à certificação ASC, embora não pela rota AIP. O site da ASC lista a Uchiumi Suisan Co. Ltd., subsidiária da Dainichi Corporation, sediada em Uwajima, na província de Ehime, como estando em fase de avaliação para a certificação da produção do pargo (Pagrus major).

Fonte: adaptado de seafoodsource.com

Saiba mais sobre a Aquaculture Stewardship Council em asc-aqua.org

 

Autor:
Prof. Dr. Giovanni Lemos de Mello
Editor Aquaculture Brasil
giovannidemello@gmail.com
@giovannidemello

 

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!