Notícias
Inovação
24 de Junho de 2022 Aquaculture Brasil
Sedap fomenta cadeia produtiva do pirarucu premium

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca afirma que o pirarucu de cativeiro tem ótima aceitação no mercado.

técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) visitaram a propriedade do piscicultor Eduardo Arima, na Estrada da Koréia, no bairro Santa Maria, no distrito de Benfica, em Benevides. O local tem um projeto de criação de pirarucu em tanque de lona suspenso e produz o pirarucu premium. 

 

 

O coordenador de Aquicultura, Alan Pragana, comenta que o governo do Estado vislumbra essa produção há quase quatro anos e está presente em todos os elos da cadeia na parte técnica, comercialização e financiamento. A produção acabou sendo pioneira e exemplo para outros locais do Estado.

"A Sedap incentiva a cadeia do pirarucu de cativeiro já que assim é possível ter um maior controle de qualidade. O mercado está aberto, falta mais produtores se capacitarem para produzir animais com mais qualidade".  

Thiago Cruz, engenheiro de pesca, ressaltou a importância da qualidade da água e da alimentação do peixe, que em cativeiro, dificilmente vai ter um contaminante. "Esse sistema é importante porque se consegue uma grande produção no espaço pequeno, com grande circulação de água, alimentação com ração de qualidade, densidade e alevino de qualidade", disse

.

Foto: Mateus Costa - Ascom Sedap

 

 

"A indústria precisa de peixe de tamanho padrão e para isso é importante o peixe ser padronizado no seu cultivo e só é possível que o peixe fique assim seguindo as técnicas corretas de manejo. E é um período curto que cresce em um ano", afirmou o engenheiro de pesca. 

De acordo com a Sedap, a proteína do pirarucu é de qualidade, baixo custo e vem sendo difundida não apenas na região amazônica, mas no mundo como produto que degrada menos o ambiente. O Pará produz 295.157 kg de pirarucu, e tem o 2º lugar nacional de produção. 

O produtor Eduardo Arima e equipe da SedapFoto: Mateus Costa - Ascom SedapO Banpará vai financiar a unidade de beneficiamento na propriedade de Benfica,  que tem previsão de entrega no fim deste ano. Conforme a Sedap, o pirarucu está na lista de extinção. O projeto é licenciado pelo Ibama e Semas.

 

 

Eduardo Arima informou que ''todo processo tem licença, até o abatedouro. Hoje, nós temos parcerias para sifar o produto através do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e já foi enviado para Dubai e o sheiks gostaram muito. O EUA é um país parceiro, ano passado foram enviadas cerca de 5 toneladas. Com novos parceiros o mercado tem tudo para crescer".

Laboratórios de alevinagem - Assim que atingem 20, 25 cm com 150 g eles mudam para os tanques para a fase de "engorda". Cada tanque possui 200 animais com até 10 kg no período de 14 até 15 meses. 

 

Texto Camila Botelho

Fonte: SECOM

 

Veja também: 

LANÇAMENTO: PRIMEIRA EDIÇÃO DO INFORMATIVO ECONÔMICO DA AQUICULTURA ESTÁ DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD GRATUITO

O LIVRO “AQUICULTURA DO BEIJUPIRÁ NO BRASIL” AGORA ESTÁ DISPONÍVEL EM FORMATO ELETRÔNICO PARA DOWNLOAD GRATUITO

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!