Notícias
Geral
21 de Junho de 2022 Aquaculture Brasil
Destaque da mulher brasileira na Aquicultura Mundial

Dra. Maria Célia Portella recebe Prêmio "Fellow of the World Aquaculture Society"

 

O mais recente congresso anual da World Aquaculture Society (WAS), “World Aquaculture 2021 - #AquacultureNow” foi realizado de forma presencial em Mérida, México, no período de 24 a 27 de maio de 2022. Após duas prorrogações devido à pandemia de Covid-19, havia grande expectativa de um congresso mundial realizado na região da América Latina. E, de fato, foi um evento bem-sucedido, com a presença de 1978 participantes, 48 países, e 48 sessões técnicas, além de palestras com prestigiosos profissionais e painéis que debateram temas relevantes para aquicultura mundial. 

Em todos os eventos mundiais da WAS são atribuídos prêmios e honrarias a profissionais que tenham atuação destacada na aquicultura mundial. Entre as honrarias, a “Fellow of the World Aquaculture Society” é oferecida a um membro da WAS que fez realizações notáveis na ciência da aquicultura, indústria, divulgação ou extensão, reconhecidas por seus pares. Exemplos de avanços notáveis podem ser em pesquisa, educação, tecnologia, serviço a sociedades profissionais, administração na academia, indústria ou governo, ou em habilidades para comunicar e interpretar a ciência da aquicultura ao público.

 

 

 

Na World Aquaculture 2021, a honraria “Fellow da WAS” foi oferecida à Dra. Maria Célia Portella, professora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp e docente associada ao Centro de Aquicultura da Unesp.  A Dra. Portella atuou nas diretorias da WAS e de seu Capítulo Latino-Americano e Caribenho (LACC-WAS) por cerca de 13 anos, tendo sido Presidente das duas entidades. Como presidente da WAS, em sua gestão destacam-se a criação do Capítulo Africano de Aquicultura, o Planejamento Estratégico da Sociedade para os anos de 2020-2025 e a realização da celebração dos 50 anos da WAS, realizada em New Orleans, 2019. Para além da WAS, a Dra. Portella é atuante na formação de recursos humanos qualificados em aquicultura e é pesquisadora reconhecida internacionalmente no campo da larvicultura de peixes neotropicais. Mais recentemente, tem se destacado também na área de sistemas de produção aquícolas sustentáveis, particularmente de aquaponia e sistemas integrados de produção, sendo consultora da FAO para a proposição do “Guidelines for Sustainable Aquaculture” e do “Guidance for Transforming Aquaculture to Achieve the SDGs”.

 

 

Dos 21 Fellows da WAS, a Dra. Portella é a terceira mulher agraciada com essa honraria e a primeira não Norte-americana. Também reconhecida por sua atuação em prol do incentivo à maior participação de mulheres na atividade aquícola, durante o evento em Mérida, a Dra. Portella participou do painel “Women in Aquaculture”, coordenado pelo representante da FAO na América Latina, Dr. Alejandro Flores, e Adriana Silva. Na oportunidade ela apresentou a palestra “Women in Aquaculture in Brazil: Challenges and how to increase their participation”, junto com Dra. Marisol Izquierdo, Dra. Doris Soto e Dra. Maria Teresa Viana, que falaram sobre os desafios das mulheres na aquicultura europeia, chilena e mexicana, respectivamente. A sessão, prevista para ter duração de duas horas, prolongou-se por mais 30 minutos, ocupando todo o horário do intervalo, dada a profundidade do assunto e interesse gerado na plateia, demonstrando a importância da inclusão de mulheres em atividades profissionais, reconhecido como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. 

 

Fonte: Caunesp

 

Veja também:

REVISTA AQUACULTURE BRASIL - 25 EDIÇÃO

CONHEÇA O SALAME DE TAMBAQUI CRIADO POR PESQUISADORES DO IFTO

Categorias
Charges
Capa Que ventania!
Que ventania!
Charge Edição nº Publicado em 18/09/2023
Informativo

Assine nosso informativo para receber promoções, notícias e novidades por e-mail.

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!